vc repórter: aluno que matou diretor no MS se entrega à polícia
O estudante de 16 anos que matou a tiros Delmiro Salvione Bonin, 55 anos, diretor da escola municipal Luiz Claudio Josué, na última quinta-feira, 28, entregou-se à Polícia Civil de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, na madrugada de segunda-feira, 2.
Segundo o delegado André Luíz Novelli, responsável pelas investigações, o adolescente J.L.G.B disse, em depoimento prestado na manhã de ontem, que estava com raiva do diretor porque ele 'pegava no seu pé'.
O garoto reclamou, ainda, que era obrigado a entrar em um horário diferente dos outros estudantes na escola, o que o incomodava. Segundo ele, seu horário de entrada era 12h enquanto o de todos era 11h40.
O adolescente esfaqueou um colega de 15 anos na escola em março de 2012, e, por isso, foi expulso pelo diretor Bonin. No entanto, a promotoria pública entrou com uma medida cautelar e reintegrou o estudante ao colégio, segundo informações do 8º Batalhão da Polícia Militar.
De acordo com o delegado Novelli, o adolescente declarou que ficou escondido na mata durante três dias sem se alimentar e tomando apenas água. "Não acreditamos nessa versão porque não encontramos indícios de que o jovem tenha ficado no local em que apontou. Suspeitamos que houve favorecimento, mas são sabemos de quem", afirma.
O delegado informou ainda que sobre a arma utilizada no crime o adolescente alegou que a perdeu enquanto corria para o esconderijo no mato. "Do ponto de vista técnico os trabalhos estão conclusos. Não há dúvida da autoria do crime, o suspeito é confesso, temos provas mais que suficientes. Mas vamos continuar nas buscas pela arma até mesmo para tirá-la de circulação", explicou.
O caso foi transferido para a Vara da Infância e da Juventude, órgão especializado em procedimentos que envolvem crimes de menores infratores. O adolescente se encontra na delegacia da Polícia Civil de Nova Andradina e aguarda liberação de vaga em alguma Unidade Educacional de Internação (Unei) do Mato Grosso do Sul. Ele deve ser encaminhado para o local até a tarde de quarta-feira, 4.
O crime
Delmiro Salvione Bonin foi alvejado com cinco disparos no momento em que saía da escola rural para pegar o ônibus que leva os professores até a cidade. Ele chegou a ser socorrido no hospital Cassems, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo do diretor foi sepultado na tarde de sexta-feira, 29, no município de Angélica, a 70 km de Nova Andradina.
O internauta Sandro de Almeida, de Nova Andradina (MS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.