PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Polícia

RJ: polícia instala posto da Delegacia da Mulher no Alemão

6 dez 2010 - 11h58
(atualizado às 16h05)
Compartilhar

A Polícia Civil instalou na manhã desta segunda-feira um posto itinerante da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) na Rua Joaquim de Queiroz, um dos acessos ao Conjunto de Favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

De acordo com a delegada Marta Rocha, coordenadora geral das DEAMs no estado, a delegacia itinerante funcionará num ônibus das 9h às 17 horas e ficará no local até sexta-feira. Na próxima semana, o veículo estará na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha.

Para a delegada, a idéia é facilitar a denúncias das moradoras da região, já que muitas mulheres ainda enfrentam o medo e o preconceito na hora de registrar as queixas. "Aqui no Alemão elas ainda se calavam por causa da possibilidade de levar a polícia ao morro para investigar os casos, correndo o risco de enfrentar represálias dos traficantes", disse Marta Rocha.

Nesta segunda, policiais estão distribuindo cartilhas informativas às mulheres e explicando a importância de denunciar e como identificar casos de violência doméstica.

Ainda segundo a delegada, as mulheres poderão fazer o registro no local e obter encaminhamento para exame de corpo de delito ou pedido de medida protetiva. O atendimento será feito por duas delegadas, duas inspetoras e quatro policiais civis do sexo masculino.

Violência no Rio

O Complexo do Alemão está ocupado pelas forças de segurança desde o dia 28 de novembro. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. A polícia investiga uma possível fuga de traficantes pela tubulação de esgoto do Alemão antes dos policiais subirem o morro. Na quinta, 25 de novembro, a polícia assumiu o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambos dominados, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho. As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques, que começou na tarde do dia 21 de novembro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados por criminosos nas ruas do Rio de Janeiro.

Companhia de limpeza urbana do Rio continua no 'Alemão':
Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade