Presídio da zona norte do Rio registra fuga de 8 detentos
Anderson Ramos
Direto do Rio de Janeiro
Oito presos fugiram por volta das 5h desta terça-feira do presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro. Eles fizeram um buraco em uma laje e usaram lençóis amarrados para escapar das celas, localizadas no pavilhão D. Os detentos, então, teriam pulado para a Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima.
Por volta das 9h, o diretor do presídio, Rogério Blanter, realizava uma varredura no entorno do presídio. A Secretaria de Estado de Administração afirmou que, no mesmo horário, continuava a contagem dos presidiários e as vistorias nas celas. Cerca de 150 homens da Polícia Militar realizam buscas no entorno do presídio.
A Polícia Militar realizou buscas no bairro de Água Santa, onde fica o presídio. A região, que é residencial, recebeu o reforço de policiais e de uma equipe de cães da polícia.
Escola fica sem aulas
A escola municipal que os presos teriam usado na fuga cancelou as atividades. Um aviso no portão principal informa aos pais que, por problemas no presídio, as aulas não serão realizadas nesta terça-feira.
Maria Helena do Socorro, 54 anos, moradora do bairro, acredita que, com as proximidades das residências do local, o bairro fica desvalorizado. "Moro há 20 anos em Água Santa e esse bairro ninguém quer vir morar por causa desse presídio. Vivemos com medo", contou.