PUBLICIDADE

Polícia

MP-RJ pedirá reabertura de inquérito que apura morte de 'Matemático'

Imagens do helicóptero mostram que policiais atiraram contra o veículo do traficante, atingindo casas e prédios da região

6 mai 2013 - 16h50
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, afirmou que irá solicitar o desarquivamento imediato do inquérito que apura a morte do traficante Márcio José Sabino Pereira, conhecido como Matemático. A decisão foi tomada após a divulgação das imagens feitas pela câmera do helicóptero da Polícia Civil, em 11 de maio de 2012, na favela da Coreia, zona oeste do Rio de Janeiro, que mostram a perseguição ao traficante no local. 

Veja codinomes curiosos usados por bandidos

As imagens da operação de busca ao traficante foram exibidas pelo Fantástico, neste domingo, e levaram a corregedoria da Polícia Civil fluminense a também apurar a ação. Um DVD com o vídeo, que mostra policiais na aeronave atirando contra o veículo do traficante e atingindo casas e prédios da região, foi entregue ao deputado estadual Marcelo Freixo (Psol).

De acordo com o deputado, as imagens mostram que não havia policiais na favela no momento da operação. Além disso, segundo ele, a chefia da Polícia Civil não tinha conhecimento da ação, que não teria cumprido o padrão mínimo de segurança exigido para proteger os moradores da comunidade.

O inquérito que avalia a morte de Matemático foi arquivado no IV Tribunal do Júri, em 5 de novembro de 2012, a pedido do Ministério Público (MP). Segundo a promotora que solicitou o arquivamento, as provas da perícia não eram conclusivas em demonstrar se os tiros que mataram o traficante partiram do helicóptero ou se o criminoso teria sido morto pelos próprios comparsas. 

Traficante Matemático morre durante ação em favela do Rio

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade