Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

No G7, presidente Lula critica Israel por ataques ao Irã

Brasileiro também criticou 'matança indiscriminada' em Gaza

17 jun 2025 - 18h43
(atualizado às 19h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou nesta terça-feira (17) a alta quantidade de gastos militares e alertou para as "consequências globais inestimáveis" que os ataques de Israel ao Irã podem causar.

Lula durante uma cúpula do G7 em Kananaskis, no Canadá
Lula durante uma cúpula do G7 em Kananaskis, no Canadá
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O petista, que está em Kananaskis, no Canadá, fez um discurso na sessão ampliada da cúpula do G7. Além de ter mencionado o conflito entre israelenses e iranianos, o mandatário também recordou das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

"Ano após ano, guerras e conflitos se acumulam. Gastos militares consomem anualmente o equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) da Itália: são US$ 2,7 trilhões que poderiam ser investidos no combate à fome e na transição justa", afirmou Lula.

"Os recentes ataques de Israel ao Irã ameaçam fazer do Oriente Médio um único campo de batalha, com consequências globais inestimáveis. Já em Gaza, nada justifica a matança indiscriminada de milhares de mulheres e crianças e o uso da fome como arma de guerra", acrescentou.

Lula ainda mencionou que russos e ucranianos "não conseguirão atingir seus objetivos pela via militar", além de destacar que uma paz duradoura na região só será encontrada através do "diálogo".

Por fim, o brasileiro afirmou que, em meio a tantos conflitos espalhados pelo mundo, é o momento de "devolver o protagonismo" à Organização das Nações Unidas (ONU).

"É preciso que o secretário-geral lidere um grupo representativo de países comprometidos com a paz na tarefa de restituir à organização a prerrogativa de ser a casa do entendimento e do diálogo", disse. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade