PUBLICIDADE

Gilmar Mendes defende reforma política para eleições de 2018

20 mar 2017 - 17h58
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, defendeu hoje (20) uma reforma no sistema político do País para as próximas eleições. Ao participar da abertura de seminário sobre o assunto, em Brasília, Mendes criticou o atual sistema de eleição por meio de lista aberta de candidatos e com coligações. "No nosso sistema hoje, vota-se em Tiririca e elege-se Valdemar da Costa Neto e Protógenes", disse o ministro.

Para Gilmar Mendes, é preciso definir um novo modelo a fim de evitar distorções no processo eleitoral
Para Gilmar Mendes, é preciso definir um novo modelo a fim de evitar distorções no processo eleitoral
Foto: Agência Brasil

Para o presidente, é preciso discutir com a sociedade e com o Congresso um modelo mais adequado para evitar distorções no processo eleitoral, como candidatos que se elegem com votos de terceiros porque não têm votos para atingir o quociente eleitoral. São os chamados "puxadores de votos" - artistas e personalidades atraídos pelos partidos para obter votos para a coligação.

"O debate não pode ser fechado numa fórmula simples. Nós sabemos o que não queremos. O que nós não queremos? Mais esse sistema que aí está. Esse sistema de lista aberta com coligação, sem nenhum freio, que nos levou a esse estágio em que nós estamos hoje", disse.

O seminário ocorre na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até amanhã (21) e tem a participação de autoridades internacionais e representantes do Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (Idea).

Veja também:

Relator da reforma política quer acabar com o cargo de vice:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade