vc repórter: monumento inaugurado por príncipe completa 4 anos em SP
Um dos mais marcantes monumentos de Santos, no litoral sul de São Paulo, completa quatro anos na próxima quinta-feira, 21. Trata-se da escultura que homenageia os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, localizada no Emissário Submarino da cidade, e que foi inaugurada pelo príncipe do Japão, Naruhito.
A obra foi idealizada por Tomie Ohtake, artista plástica japonesa que imigrou para o Brasil em 1934. Santos é um marco da imigração do país asiático graças a seu porto, atualmente o maior da América Latina. O príncipe Naruhito veio ao Brasil em 2008 para representar a família imperial japonesa nas comemorações dos 100 anos de imigração.
O monumento é feito de aço e, segundo a assessoria da prefeitura de Santos, possui 15 m de altura, 20 m de comprimento e 2 m de largura. É possível enxergá-la dos navios que atracam no porto, assim como da orla ou dos morros existentes na ilha.
Segundo a artista, a obra não tem significado específico. O objetivo é que cada pessoa que a veja interprete da maneira que desejar. Muitos dizem que lembra um dragão típico da cultura japonesa.
Atualmente, a obra é a principal atração do Emissário Submarino, parque que foi reinaugurado pouco depois da obra, e que possui espaços para prática esportiva e lazer.
O internauta João Domingues, de São Vicente (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.