vc repórter: festa americana lembra antepassados em cemitério de SP
A Fraternidade Descendência Americana, que reúne descendentes dos fundadores das cidades da região de Americana, no interior de São Paulo, celebra no próximo domingo, 10, a XXV Festa Confederada. O evento será no Cemitério do Campo, em Santa Bárbara d'Oeste, cidade da região, local sede da Fraternidade.
Realizada anualmente, a festa faz parte do calendário oficial da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A celebração homenageia membros da Fraternidade, familiares e amigos. Mas, quem tiver interesse também pode comparecer ao evento. Os ingressos custam R$ , sendo que estudantes portando documento e aposentados têm direito à meia entrada, no valor de R$ 4.
Os membros da Fraternidade se vestem para a ocasião com roupas antigas da época da fundação das cidades. Estão previstos shows da Russo Jazz Band, que toca o tradicional Jazz americano, da banda Hellgrass, de rock, e do Folk Danci Group, grupo de danças folclóricas de Santa Bárbara d'Oeste.
O cardápio da festa traz o tradicional frango frito, tão apreciado pelos americanos, além de hambúrgueres, cachorro quente, churrasco americano e milho verde, além do chopp e outras bebidas.
A festa começa a partir das 9h, e o Cemitério do Campo se localiza na Estrada do Barreirinha, próximo à rodovia dos Bandeirantes e da Represa de Cillo.
A Fraternidade Descendências Americana foi fundada em 1954, mesmo ano em que começou a administrar o Cemitério do Campo. À época da fundação das cidades da região, era proibido aos não-católicos o enterro de seus familiares em cemitério públicos. Quando conseguiu a administração do cemitério, a área passou a abrigar os enterros de descendentes.
O internauta Wagner Guidi, de Limeira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.