Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: chuva desaloja 30 pessoas em Paraty, no RJ

2 jan 2010 - 17h05
(atualizado em 2/1/2010 às 18h26)
Compartilhar

As chuvas que atingem Paraty (RJ) desde a noite desta quinta-feira causaram transtornos aos moradores e turistas que passaram o Ano-Novo na cidade. De acordo com a Defesa Civil, 30 pessoas ficaram desalojadas e foram levadas para abrigos provisórios.

Área externa de pousada no bairro Caborê, em Paraty, ficou alagada
Área externa de pousada no bairro Caborê, em Paraty, ficou alagada
Foto: Deniele Simões / vc repórter

Segundo o órgão, o Pontal foi um dos bairros mais atingidos, onde uma residência ficou soterrada, mas não deixou vítimas. A família desabrigada também foi encaminhada para um abrigo.

Os rios Mateus Nunes e Perequê-Açu transbordaram e causaram alagamentos em pelo menos seis bairros do município, como Condado, Chácara, Mangueira e o Centro Histórico. A turista Deniele Simões, moradora de Pindamonhangaba (SP), está na cidade em uma pousada no bairro Caborê. "Hóspedes e funcionários precisaram caminhar com água na altura dos joelhos para poderem tomar o café da manhã", conta. Segundo ela, outros estabelecimentos na região também tiveram prejuízos materiais por conta dos alagamentos.

O mau tempo atrapalhou o Réveillon no município. "Como choveu durante toda esta madrugada, vários turistas que foram às praias para assistir à queima de fogos ficaram ilhados e só conseguiram retornar para os locais em que estavam hospedados no final desta manhã, quando a água começou a baixar", conta Simões.

"Em seis horas, foram registrados 200 mm de chuva", diz Antônio Tavares, coordenador da Defesa Civil. Segundo ele, o nível dos rios ainda era alto às 15h30 desta sexta-feira, mas os transbordamentos estavam controlados.

O fornecimento de energia elétrica também foi prejudicado pelas chuvas. "O serviço só foi restabelecido no início da tarde", diz Deniele.

Além disso, vários deslizamentos complicam o tráfego de veículos na rodovia Rio Santos (BR-101). Alguns trechos sofreram interdições parciais, como no km 574, na altura de Paraty.

Os internautas Deniele Simões, de Pindamonhangaba (SP), e Ademilson Freitas, de Jacareí (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra