vc repórter: chuva desaloja 30 pessoas em Paraty, no RJ
As chuvas que atingem Paraty (RJ) desde a noite desta quinta-feira causaram transtornos aos moradores e turistas que passaram o Ano-Novo na cidade. De acordo com a Defesa Civil, 30 pessoas ficaram desalojadas e foram levadas para abrigos provisórios.
Segundo o órgão, o Pontal foi um dos bairros mais atingidos, onde uma residência ficou soterrada, mas não deixou vítimas. A família desabrigada também foi encaminhada para um abrigo.
Os rios Mateus Nunes e Perequê-Açu transbordaram e causaram alagamentos em pelo menos seis bairros do município, como Condado, Chácara, Mangueira e o Centro Histórico. A turista Deniele Simões, moradora de Pindamonhangaba (SP), está na cidade em uma pousada no bairro Caborê. "Hóspedes e funcionários precisaram caminhar com água na altura dos joelhos para poderem tomar o café da manhã", conta. Segundo ela, outros estabelecimentos na região também tiveram prejuízos materiais por conta dos alagamentos.
O mau tempo atrapalhou o Réveillon no município. "Como choveu durante toda esta madrugada, vários turistas que foram às praias para assistir à queima de fogos ficaram ilhados e só conseguiram retornar para os locais em que estavam hospedados no final desta manhã, quando a água começou a baixar", conta Simões.
"Em seis horas, foram registrados 200 mm de chuva", diz Antônio Tavares, coordenador da Defesa Civil. Segundo ele, o nível dos rios ainda era alto às 15h30 desta sexta-feira, mas os transbordamentos estavam controlados.
O fornecimento de energia elétrica também foi prejudicado pelas chuvas. "O serviço só foi restabelecido no início da tarde", diz Deniele.
Além disso, vários deslizamentos complicam o tráfego de veículos na rodovia Rio Santos (BR-101). Alguns trechos sofreram interdições parciais, como no km 574, na altura de Paraty.
Os internautas Deniele Simões, de Pindamonhangaba (SP), e Ademilson Freitas, de Jacareí (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.