Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Temperatura chega a -1,1ºC na manhã mais gelada do ano em SC

28 mar 2012 - 10h10
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A chegada de uma massa de ar seco e frio no sul do País fez com que muita gente tirasse os casacos do armário antes do habitual. Em Urubici, na serra catarinense, a temperatura chegou a -1,1°C na madrugada desta quarta-feira, segundo o Centro de Recursos Ambientais do estado (Ciram). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é a menor temperatura no Brasil este ano dentre todos os locais onde há medição regular.

28 de março Em Urupema, na serra de Santa Catarina, o frio foi suficiente para causar a primeira geada do ano. Mesmo leve, o fenômeno deixou uma fina camada de gelo sobre carros e em campos
28 de março Em Urupema, na serra de Santa Catarina, o frio foi suficiente para causar a primeira geada do ano. Mesmo leve, o fenômeno deixou uma fina camada de gelo sobre carros e em campos
Foto: Prefeitura de Urupema / Divulgação

A cidade é o ponto mais alto habitado no Sul do País. A previsão do Ciram aponta que os termômetros não devem passar dos 8°C no município durante o dia. Uma pequena geada ainda chegou a ser registrada em pontos mais altos da região serrana.

Em Florianópolis, a temperatura chegou aos 13,7°C no início da manhã. É a menor temperatura registrada no mês de março desde 1998. O vento ainda trazia uma sensação de um dia ainda mais gelado. "Achei que não iria precisar de blusa, mas voltei para casa e peguei um casaco", disse a promotora de vendas Manuela Chagas Leite, 28 anos. "O pior é esse vento, que corta o rosto. Não esperava um frio tão cedo. Outro dia desses estávamos sofrendo com o calor".

Segundo o Ciram, a massa de ar polar ainda pode trazer geada nesta quinta-feira. Os ventos do quadrante sul podem chegar a atingir 70 km/h e deixam a sensação térmica de temperaturas ainda mais baixas.

Paraná

No Paraná, a temperatura mais baixa foi registrada no distrito de Pinhão, no centro-sul: 2,3°C. É a menor anotada desde 2004, segundo o meteorologista Fernando Mendes, do serviço de meteorologia do Estado (Simepar). "Em Guarapuava, no sul do Estado, a mínima foi 3°C, a menor temperatura desta estação desde 1998", informou Mendes.

Na parte sul do estado, excetuando-se a faixa litorânea, as mínimas ficaram abaixo dos 10°C, sendo que no sul, centro, sudoeste e na microrregião de Cascavel, os valores foram abaixo de 5°C. Entre Rios registrou 2,7 °C e Guarapuava, 2°C. Em Curitiba, os termômetros marcam 9°C agora de manhã.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a menor temperatura registrada pelo Inmet, segundo a Climatempo, foi em São José dos Ausentes, na Serra. O município amanheceu com os termômetros marcando 2,8°C.

De acordo com o Inmet, a massa de ar polar que derrubou as temperaturas no Sul foi a primeira com características de outono/inverno, mas o frio não será duradouro. A partir desta quinta-feira, o ar polar começa a enfraquecer e a temperatura já terá ligeira a elevação na região. A tendência é de mais aquecimento na sexta-feira e no fim de semana.

Chuva

A partir de hoje, as temperaturas também deverão cair em Mato Grosso do Sul e São Paulo. A previsão do Inmet é chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de vento em áreas isoladas no nordeste do Pará, Amapá, no sul, centro e leste de Goiás, do Distrito Federal, no Triângulo, sul e oeste de Minas Gerais, além do nordeste e leste de São Paulo. No Rio de Janeiro também há previsão de rajadas de vento entre 60 e 80 km/h.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra