SP entra em estado de atenção pela 2ª vez por chuva
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou nesta terça-feira às 20h45 um novo estado de atenção por causa das chuvas para diversas regiões na cidade de São Paulo - zona sudeste, centro, Marginal Pinheiros, sul, sudeste, norte, leste e Marginal Tietê. Às 20h37, o CGE havia anunciado o término do estado de atenção. O primeiro estado de atenção foi decretado às 18h para as zonas norte, leste, sudeste, região central e Marginal Tietê. Diversas vias ficaram alagadas, transtornando a vida dos moradores.
Alagamentos
Segundo a SPTV, o Jardim Romano, próximo às margens do rio Tietê, no extremo leste da capital paulista, voltou a alagar. Moradores da região sofrem com enchentes desde o dia 8 de dezembro.
Por volta de 23h30, havia 25 pontos ativos de alagamento, 11 intransitáveis:
- Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, na altura da ponte Roberto Rossi Zuccolo;
- Rua José Bernardo Pinto, na altura do nº 61;
- Avenida Alcântara Machado, próximo ao viaduto Guadalajara;
- Túnel Presidente Jânio Quadros, sentido bairro;
- Avenida Brasil, perto da alameda Gabriel Monteiro da Silva;
- Praça das Guianas, próximo à rua Canadá;
- Avenida Antônio de Moura Andrade, perto do Tribunal de Justiça, sentido Marginal;
- Rua Brigadeiro Haroldo Veloso, na altura da rua Tabapuã;
- Avenida Nove de Julho, na altura do número 783, sentido centro.
- Rua Jaraguá, na altura da rua Anhaia;
- Rua Joaquim Murtinho, perto da rua Mamoré.Aeroporto
Por causa das chuvas, o aeroporto de Congonhas ficou fechado para pousos e decolagens das 20h44 até as 21h34 de hoje. Depois de liberado, o aeroporto voltou a funcionar apenas por instrumentos.
Trânsito
Às 22h40, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o trânsito da cidade apresentava 30 km de lentidão. A pista entre a Praça da Bandeira e o Parque do Anhangabaú foi liberada, após ser interditada às 21h no sentido Santana-Aeroporto. Mais de 20 árvores caíram e bloquearam vias na cidade.
Previsão do tempo
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, áreas de instabilidade geradas pelo calor provocam pancadas de chuva na cidade. De acordo com imagens de radar, chove em grande parte do centro e das zonas norte e leste, com pontos de maior intensidade entre os bairros de Vila Prudente e Itaquera.
A previsão é que as chuvas se afastem, seguindo em direção aos municípios de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes.
Na segunda-feira, o temporal que atingiu São Paulo causou o alagamento do túnel do Anhangabaú, que ficou fechado por cerca de quatro horas, e problemas na circulação do metrô. Segundo o CGE, chove em São Paulo todos os dias desde 23 de dezembro. Nos quatro primeiros dias do ano, choveu 28,32% do esperado para todo o mês de janeiro.