São Paulo registra tempestade e alagamentos; capital e região tiveram falta de energia
Defesa Civil disparou alerta para chuvas, com risco de raios, vendavais e granizo
A Defesa Civil disparou o alerta para tempestades na cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira, 16, com a chuva se espalhando pela cidade e risco de raios, vendavais e granizo.
Segundo a Enel-SP, às 20h, técnicos da distribuidora atuavam para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 0,79% das unidades atendidas pela empresa na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.
As regiões mais atingidas na tarde desta segunda-feira após as chuvas foram a zona norte da capital, além dos municípios de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, com impactos no serviço para alguns clientes.
Relatório das 20h39 apontava que cerca de 40 mil imóveis ainda estavam sem energia na capital e outros pouco mais de 11 mil nas demais cidades da região metropolitana.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura colocou a cidade inteira em estado de atenção.
Seis pontos de alagamento foram registrados: quatro na zona Norte (na Marginal Tietê sentido Ayrton Senna, na avenida Otaviano Alves de Lima, na Avenida Cruzeiro do Sul e Avenida Benedito Andrade) e dois na Zona Oeste (na Avenida Jules Rimet e outro na Marginal Tietê).
Os pontos de alagamento da Marginal Tietê e da Cruzeiro do Sul são considerados transitáveis de carro; os outros não. O Corpo de Bombeiros relatou ter recebido 26 chamados para quedas de árvores e três para enchentes até às 17h32. Duas viaturas da corporação foram utilizadas para resgatar pessoas ilhadas em um posto de gasolina na avenida Monteiro Lobato, no centro de Guarulhos.
A situação levanta especial atenção devido aos diversos desfiles de blocos de Carnaval ocorrendo na cidade. Com mais gente nas ruas e em áreas abertas, os riscos em caso de raios, enchentes e granizo aumentam.