PUBLICIDADE

RS: Polícia Civil e Abin coordenam operação que desmantela célula neonazista

Três recrutadores extremistas são presos em ação conjunta nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Santa Rita e Novo Hamburgo.

7 jun 2023 - 15h10
Compartilhar
Exibir comentários

Título: Polícia Civil e Abin coordenam operação que desmantela célula neonazista no Rio Grande do Sul

Subtítulo: Três recrutadores extremistas são presos em ação conjunta

Foto: Polícia Civil / Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A Polícia Civil realizou uma operação bem-sucedida no Rio Grande do Sul, resultando no desmantelamento de uma célula neonazista e na prisão de três indivíduos. A ação, denominada Operação Accelerare, contou com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que contribuiu com informações relevantes para as investigações conduzidas pela Polícia Civil.

Os núcleos da célula neonazista foram identificados em quatro cidades gaúchas: Novo Hamburgo, Canoas, Santa Rita e Porto Alegre. Durante a operação, as autoridades locais apreenderam materiais relacionados ao neonazismo, incluindo mensagens de cunho supremacista branco, antissemite e neonazista, divulgadas pelos integrantes do grupo em redes sociais e fóruns da internet.

Além disso, foram encontrados livros com conteúdo negacionista do Holocausto, de teor separatista sulista, anticomunista e antissemita nas residências dos suspeitos. De acordo com a delegada de Polícia Tatiana Bastos, os indivíduos presos eram recrutadores de um grupo definido como "aceleracionista", cuja ideologia visa atrair jovens através das redes sociais, utilizando discursos nazistas e fascistas, com o propósito de incitá-los a cometer crimes graves e bárbaros.

O combate ao neonazismo tem sido uma prioridade para as autoridades gaúchas, que têm observado um aumento desses grupos no Brasil. No mês de abril deste ano, outra operação resultou na prisão de neonazistas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Desde outubro de 2022, as autoridades locais têm intensificado seus esforços para enfrentar os crimes de ódio no estado, investigando ativamente grupos neonazistas e suas atividades.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade