Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rio: água de dique atingirá casas em Campos nas próximas horas

5 jan 2012 - 14h27
(atualizado às 16h01)
Compartilhar

A Defesa Civil Municipal começou a atuar na tarde desta quinta-feira no direcionamento para lugares seguros das famílias ameaçadas pelo rompimento de um dique na localidade de Três Vendas, em Campos dos Goytacazes (RJ). A previsão é de que a água deva atingir as casas por volta das 16h

O rompimento se deu com a elevação do nível das águas do Muriaé, provocada pela intensa chuva que atinge o Estado. Com a ocorrência, uma cratera de 20 m se abriu na rodovia BR-356, que funcionava como um dique-estrada, levando as águas a inundarem a região desabitada próxima a Três Vendas.

Segundo a prefeitura de Campos dos Goytacazes, os moradores da localidade de Três Vendas serão levados para um abrigo na localidade de Travessão, onde receberão alimentação, colchonetes e cobertores.

A orientação é para que os moradores busquem abrigo em morros da região, de onde serão resgatados. O secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira pede que as pessoas evitem ficar no segundo andar de suas casas. "Pedimos que as pessoas deixem suas casas e vão para os morros que ficam ao lado da localidade, que é o ponto mais alto de Três Vendas. Pedimos também que o mínimo de gente fique no segundo andar de suas casas, dando prioridade à ida para os morros, já que o socorro chegará por lá", ressaltou Henrique, que não soube precisar que extensão terá a enchente.

Segundo o secretário, com o rompimento do dique, o nível rio Muriaé vai se igualar à localidade de Três Vendas. O ponto onde houve o rompimento do dique na BR-356 foi o mesmo trecho que foi rompido com as chuvas do ano de 2009. Após o rompimento naquele ano, o local foi manilhado pelo Departamento Nacional de Insfraestrutura e Transportes (Dnit), do governo federal.

Por determinação do governador Sérgio Cabral, duas aeronaves tripuladas por bombeiros foram enviadas, na manhã desta quinta-feira, para a região. A corporação verificará as necessidades do local, que chegou a ser sobrevoado pelo secretário de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Sérgio Simões.

Além de Três Vendas, de acordo com nota da Defesa Civil, outras duas localidades foram alagadas em consequência do rompimento: Outeiro, em Cardoso Moreira, e Sapucaia, em Campos.

Com informações da Agência Brasil e do JB Online.

Veja o mapa das enchentes no Sudeste

Clique nos pontos destacados no mapa e veja a situação de cada município afetado pela chuva:

Rompimento de dique causa transtornos  e ameaça os moradores de Campos (RJ)
Rompimento de dique causa transtornos e ameaça os moradores de Campos (RJ)
Foto: Leonardo Berenger / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra