Polícia investiga mortes por envenenamento de mais de 20 cães e gatos na Bahia
Animais têm sido encontrados mortos no distrito de Junco, zona rural de Jacobina; Associação pede ações urgentes
A Polícia Civil da Bahia investiga o envenenamento de mais de 20 cães e gatos no distrito de Junco, em Jacobina, enquanto uma ONG local cobra providências das autoridades.
A Polícia Civil da Bahia investiga uma série de mortes por envenenamento de cães e gatos no distrito de Junco, zona rural de Jacobina, no norte do estado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Gislanny Lima, representante da Associação de Proteção aos Animais 4 Patas, publicou um comunicado oficial na página da ONG repudiando os casos, que classificou como "atos de crueldade".
"É inadmissível e intolerável que seres inocentes e vulneráveis sejam vítimas de indivíduos desprovidos de compaixão e empatia. Os relatos de envenenamentos são absolutamente repugnantes e demandam uma resposta energética por parte das autoridades competentes", declarou.
Segundo Gislanny, a associação foi procurada na semana passada e, após receber imagens e fotos, encaminhou denúncia formal ao Ministério Público da Bahia solicitando providências.
"Diante do cenário, queremos pedir às autoridades locais para intensificar os esforços na apuração e punição dos responsáveis por tais atos. É imprescindível que haja uma resposta por parte do poder público, de modo a coibir e prevenir novas ocorrências de envenenamento contra os animais do Junco. Estão matando animais praticamente todos os dias. Em menos de duas semanas, mais de 22 animais foram mortos envenenados", alertou.
Em nota, a PC-BA informou que a 1ª Delegacia Territorial (DT/Jacobina) instaurou inquérito no dia 1º de junho para apurar os maus-tratos ocorridos no distrito. Segundo informações preliminares, cães e gatos têm sido encontrados mortos na região. A delegacia continua realizando diligências para esclarecer os fatos.
O Terra contatou o Ministério Público da Bahia e aguarda posicionamento.
Como denunciar
A Associação de Proteção aos Animais 4 Patas recebe denúncias pelo WhatsApp: (74) 9 9192-4426.