Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Passarela do Obelisco dá adeus a Ipanema neste domingo

30 ago 2009 - 10h04
(atualizado às 10h55)
Compartilhar

A paisagem da Rua Visconde de Pirajá, entre a Avenida Epitácio Pessoa e Rua Henrique Dumont, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, vai mudar neste domingo. Depois de 13 anos de luta, finalmente os moradores do bairro conseguiram que a prefeitura derrubasse a passarela construída junto ao Obelisco na divisa com o Leblon.

Passarela do Obelisco está sendo demolida neste domingo
Passarela do Obelisco está sendo demolida neste domingo
Foto: O Dia

A passarela, criada pelo arquiteto Paulo Casé, foi construída durante o primeiro governo do prefeito Cesar Maia, como parte do projeto Rio Cidade. A construção, polêmica, sempre foi alvo de discussões entre os moradores da região.

Hoje, o antigo Bar 20 comemora a decisão do prefeito Eduardo Paes, tomada após manifestação há duas semanas. De acordo com as associações de moradores, uma pesquisa de opinião com a população local mostrou que 80% dos entrevistados disseram aprovar a demolição.

As reclamações sobre a construção vão desde a questão estética - muitos acham que a passarela é feia - até a segurança. Moradores reclamam que mendigos dormem no local e que os apartamentos próximos ficaram devassados.

A demolição começa às 7h e vai até as 19h. Nesse período, o trecho ficará interditado ao trânsito.

"Finalmente, tivemos nosso pedido atendido depois de anos! Essa passarela será derrubada. Vamos assistir de perto e comemorar, quem sabe, tomando um chope num bar aqui perto e com queima de fogos, se algum empresário quiser financiar a compra", sugeriu, animada, a presidente da Associação de Moradores de Ipanema (Amipanema), Maria Amélia Loureiro.

Maria Amélia já tem ideia do que vai sugerir à prefeitura para o lugar da passarela. "Pretendemos plantar árvores. Antes, ali havia muitas. Mas precisamos ainda que alguém faça um projeto para apresentarmos ao prefeito. Primeiro, temos que saber como ficará o lugar sem a passarela", disse.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra