Passageiro morre após ficar preso entre trem e porta de plataforma de estação de Metrô em SP
Acidente ocorreu na manhã desta terça-feira, 6, na estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás
Um passageiro morreu na manhã desta terça-feira,6, na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás, após ficar preso entre a porta da plataforma e o trem.
De acordo com a ViaMobilidade, concessionária que administra a linha, a ocorrência foi registrada por volta das 8 horas.
"Neste momento, todos os esforços da concessionária estão concentrados na identificação da vítima, que não portava documentos, e de seus familiares para prestar o suporte necessário", disse.
Desde 2022, todas as estações da linha operam com as portas de plataforma, sistema de segurança instalado para evitar queda de objetos na via e reduzir riscos de acidente.
O equipamento também está presente em estações da Linha 4-Amarela, 2-Verde e em processo de instalação na Linha 3-Vermelha.
Nas redes sociais, usuários relataram o caos para conseguir embarcar por conta da lotação de plataformas e trens, principalmente no horário de pico.
hj MORREU uma pessoa aq na linha lilás presa entre o trem e a plataforma. Imagina morrer as 8h (possivelmente indo trabalhar) no metrô porque ele tá abarrotado ?
— vini (@fcruz100t) May 6, 2025
Em entrevista à TV Globo, passageiros que estavam no local no momento do acidente relataram o desespero para tentar impedir que o trem saísse.
"A primeira porta do desembarque fechou e a porta do trem [fechou] junto com o rapaz. O trem passou por cima dele. Todo mundo ficou desesperado, começou a chorar. Ele ficou preso entre as portas."
De acordo com a ViaMobilidade, é a primeira vez que ocorre um acidente do tipo nas linhas operadas pela concessionária.
Segundo caso em 2025
Em março, uma passageira ficou presa entre a porta de segurança e do vagão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.
O incidente aconteceu na Estação Vila Prudente. Na ocasião, o Metrô informou que a mulher não teve ferimentos e foi retirada com apoio da equipe da companhia.
De acordo com o Metrô, a usuária tentou embarcar após a emissão dos alertas sonoros e luminosos, quando as portas da plataforma e da composição já estavam em processo de fechamento. "Ela foi assistida pela equipe de plataforma e, sem ferimentos, dispensou o atendimento médico", disse a companhia.