Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais de 520 presos transferidos da Cadeia Pública de Porto Alegre

Ao todo, foram 782 remoções em razão da etapa complementar de readequação do presídio

16 mai 2023 - 16h08
Compartilhar
Exibir comentários

A segunda etapa da desocupação da Cadeia Pública de Porto Alegre foi concluída na segunda-feira (15) com a transferência de mais 240 presos. A operação, coordenada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em conjunto com outras forças de segurança, faz parte do plano de desocupação do estabelecimento para a realização de obras de readequação. Ao longo de quatro dias, foram realizadas 782 movimentações, envolvendo mais de 2.600 servidores e 300 viaturas. A ação foi considerada uma das maiores da história do sistema prisional do Rio Grande do Sul.

Foto: Jurgen Mayrhofer/Ascom SSPS / Porto Alegre 24 horas

A primeira etapa de transferências ocorreu de 21 a 24 de junho de 2022, totalizando 1.013 movimentações. Agora, com a conclusão da segunda etapa, somam-se 529 detentos transferidos para a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul, a Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, e o Complexo Penitenciário de Canoas. Além disso, ocorreram outras 253 transferências entre estabelecimentos da Região Metropolitana nos dias 5 e 9 de maio para remanejar vagas.

As obras de readequação da Cadeia Pública de Porto Alegre estão atualmente com cerca de 50% de conclusão. A Verdi Sistemas Construtivos, empresa responsável pelos serviços, finalizou os primeiros três módulos de vivência, adicionando 564 vagas. O investimento total na obra é de R$ 116,7 milhões, e a nova estrutura contará com torres de controle e serviços, nove módulos de vivência, área para atividades do cotidiano dos presos e celas feitas com concreto de alto desempenho, que oferece maior durabilidade e resistência.

Além disso, o projeto da unidade inclui a circulação dos servidores penitenciários em passarela sobre o corredor das celas, com controle de operação e abertura de portas isolado dos detentos, garantindo maior segurança. A nova estrutura também contará com tecnologias como bloqueadores de celular e radares antidrones para fortalecer a fiscalização e enfraquecer as organizações criminosas.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade