Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lei antifumo começa à meia-noite em São Paulo

6 ago 2009 - 10h11
(atualizado às 10h53)
Compartilhar

À 0h desta sexta-feira começa a vigorar, no Estado de São Paulo, a lei que proíbe o uso de cigarros e demais produtos derivados do tabaco nos ambientes fechados de uso coletivo. A lei antifumo determina o fim dos fumódromos e prevê multa e até suspensão das atividades, no caso de reincidência, para o proprietário do estabelecimento onde a lei não for respeitada.

Ampulheta instalada na Praça Oswaldo Cruz, na região da avenida Paulista, faz a contagem regressiva para a implementação da lei
Ampulheta instalada na Praça Oswaldo Cruz, na região da avenida Paulista, faz a contagem regressiva para a implementação da lei
Foto: Oslaim Brito / Futura Press

A nova legislação também proíbe o fumo em mesas de bares e restaurantes na calçada, quando são cobertas por toldos. Além disso, fica proibido fumar em casas de espetáculo, ambientes de trabalho, estudo, culto religioso, lazer, esporte e entretenimento, bibliotecas, espaços de exposições, veículos de transporte coletivo, táxis e nas áreas comuns de condomínios.

Ainda será permitido fumar em estádios de futebol, tabacarias e cultos religiosos, quando o tabaco faz parte da cerimônia. Os quartos de hotéis e motéis ficarão livres da fiscalização.

A partir de amanhã, cerca de 500 técnicos da Vigilância Sanitária e do Procon vão realizar blitze para verificar se os estabelecimentos cumprem as novas normas. A multa inicial pelo descumprimento da lei antifumo pode custar aos bares e restaurantes entre R$ 792,50 e R$ 1.585. Em caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro e, se houver uma terceira autuação, o estabelecimento multado pode ser interditado por até 30 dias.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra