PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Incêndio atinge casarão em Perdizes, na zona oeste de SP; veja vídeo

Segundo o Corpo de Bombeiros, no local havia muito material inflamável; ninguém ficou ferido

4 ago 2023 - 14h19
(atualizado às 16h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Um incêndio atingiu um casarão abandonado na Rua Doutor Homem Melo, na região de Perdizes, na zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 4, conforme informou o Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a corporação, o fogo começou durante a madrugada e foi contido ainda pela manhã. Uma viatura foi enviada para atender a ocorrência.

Em razão das chamas, o teto do imóvel desabou. No local, de acordo com o Corpo de Bombeiros, havia muito material inflamável, como madeiras.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), a Defesa Civil foi acionada e o caso está sendo registrado pelo 23° Distrito Policial (Perdizes), responsável pela área, que acionou a perícia para o local.

Em seu perfil no Instagram, o fotojornalista João Wainer relatou que o incêndio começou por volta das 4 horas da manhã. Ele registrou o casarão pegando fogo, assim com a atuação dos bombeiros para conter as chamas.

"Acordei sentindo um cheiro forte de fumaça entrando pela fresta da janela. O bom e velho instinto de fotojornalista me fez registrar esse casarão tombado ardendo em chamas. No mesmo quarteirão, várias casas foram derrubadas nos últimos meses para construção de novos empreendimentos imobiliários. O casarão de 1920 só havia sobrevivido graças ao tombamento", publicou Wainer.

Em nota, a Prefeitura disse que equipes estiveram no casarão para avaliar a estrutura após o incêndio. "No local, foi feita a interdição por conta de uma possível reignição de chamas. É importante destacar que não há risco de desabamento do imóvel", informou.

A gestão municipal disse ainda que equipes do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria Municipal de Cultura, "farão uma vistoria para avaliar os danos do incêndio uma vez que o imóvel é tombado".

"Mesmo desocupado, o local já tinha projeto de restauro elaborado e analisado com parecer favorável pelo DPH. Agora, aguarda ser votado pelo Conpresp na próxima segunda-feira (7), como já previsto na pauta publicada em Diário Oficial no último dia 31 de julho. A restauração do imóvel é uma diretriz de aprovação do empreendimento ao lado."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade