Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prefeitura de Porto Alegre derruba comporta para escoar água no centro histórico

Comportas da cidade estão fechadas desde o dia 2, para conter o avanço das enchentes

17 mai 2024 - 22h03
(atualizado às 22h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Registro de Porto Alegre (RS) nesta sexta-feira, 17
Registro de Porto Alegre (RS) nesta sexta-feira, 17
Foto: Reprodução/Getty Images/Jefferson Bernardes

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) derrubou a comporta 3, localizada na Avenida Mauá, no centro histórico de Porto Alegre (RS), para escoar a água. Ação realizada na tarde desta sexta-feira, 17, foi possível por conta da redução do nível do Guaíba.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, as comportas da cidade estão fechadas desde o dia 2, com o objetivo de conter o avanço das águas em uma área maior da cidade.

“Com a diminuição do nível do Guaíba, identificamos uma diferença de 40 cm entre a água da Avenida Mauá em relação ao Cais, por isso conseguimos retirar a comporta e dar maior vazão ao fluxo", explica o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss. 

Imagens mostram que lixo tomou ruas de Porto Alegre onde a água já baixou:

Segundo boletim atualizado da Defesa Civil do Estado, às 17h desta sexta-feira, o nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, estava a 4,62 metros. Ontem, quinta-feira, 16, ele estava em 4,86 metros no mesmo horário.

Situação no RS

Até 18h desta sexta-feira, foram confirmados 154 óbitos em decorrência da tragédia socioambiental no Rio Grande do Sul. Já são mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas, mais de 530 mil desalojadas, 803 feridas e 94 que continuam desaparecidas. Há também 78 mil pessoas em abrigos, e 12 mil animais foram resgatados. No total, mais de 82 mil pessoas já foram resgatadas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade