PUBLICIDADE

Idoso morre após passar mal em abrigo para moradores de rua de SP

Ainda não há informações sobre onde ele passou a noite e qual foi a causa do óbito; massa de ar frio derrubou a temperatura na capital

18 mai 2022 - 11h30
(atualizado às 11h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Vista da estação Dom Pedro II, no Centro de São Paulo, que foi aberta para acolhimento provisório para moradores de rua em razão da frente fria que afeta a cidade, na noite de terça-feira, 17
Vista da estação Dom Pedro II, no Centro de São Paulo, que foi aberta para acolhimento provisório para moradores de rua em razão da frente fria que afeta a cidade, na noite de terça-feira, 17
Foto: ALLISON SALES/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO

Um idoso de 66 anos morreu nesta quarta-feira, 18, no núcleo de convivência São Martinho, na região do Brás, zona leste de São Paulo. Trata-se de um abrigo destinado para pessoas em situação de vulnerabilidade que é conveniado com a Prefeitura de São Paulo e administrado pelo Centro Social da Nossa Senhora do Bom Parto. O local oferece diariamente alimentação para pessoas em situação de rua, mas não permite pernoite.

Ainda não há informação sobre o local em que o idoso passou a noite nem sobre a causa da morte. Nesta quarta-feira, 18, a cidade registrou a chegada de uma massa de ar frio. De acordo com a Climatempo, com 7,0°C às 6h da manhã, São Paulo registrou a menor temperatura do ano de 2022 na cidade. A estação convencional do Mirante de São Paulo foi ainda mais fria e registou 6,6°C de temperatura mínima. O recorde anterior era de 12,6°C, em 5 de maio.

Isso fez a Prefeitura reforçar o atendimento aos moradores de rua, com a instalação de dez tendas temporárias de atendimento (as estruturas serão abertas sempre que a temperatura ficar abaixo dos 10ºC) e a criação de mais 2 mil vagas em abrigos para sem-teto - para além das 15.116 já existentes.

Já o governo do Estado iniciou o acolhimento a pessoas em situação de rua na Estação Pedro II do metrô, na região central. Com capacidade para abrigar 100 pessoas, o poder estadual ofereceu jantar às pessoas por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel.

Segundo o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), ligado à Defesa Civil Nacional, uma forte massa de ar polar avança pelo Sul e Sudeste. O frio intenso vai continuar nos próximos dias.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade