Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Golpe Virtual: Grupo criminoso ameaçavam vítimas com montagens falsas íntimas

Polícias civis do RS e MT unem forças para desarticular grupo criminoso que usava perfis falsos para extorquir via internet

29 jul 2025 - 13h41
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Civil do RS, através do Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc), atuou nesta terça-feira (29) na Operação Falsa Persona, liderada pela Polícia Civil do Mato Grosso. A ação mirou uma organização suspeita de extorquir vítimas pela internet, utilizando perfis fictícios para aplicar golpes com ameaças de vazamento de supostas imagens íntimas.

Foto: Divulgação/Polícia Civil / Porto Alegre 24 horas

As investigações apontaram que os criminosos criavam vínculos com vítimas por meio de redes sociais e, depois de conquistar confiança, passavam a exigir dinheiro sob ameaça de exposição, mesmo que o conteúdo fosse fraudulento ou manipulado digitalmente.

Com a meta de identificar os responsáveis e apreender dispositivos usados nos crimes, foram cumpridos mais de dez mandados judiciais em cidades como Porto Alegre, Charqueadas, Arambaré, São Leopoldo e Esteio. A operação também atingiu presídios do estado, ampliando o cerco aos envolvidos.

O delegado João Vitor Herédia, do Dercc/RS, lembrou que o novo departamento tem atuado nacionalmente no combate a crimes digitais, reforçando o trabalho cooperativo com estados como Mato Grosso, onde já foram deflagradas duas operações conjuntas em poucos meses.

Com a informação Polícia Civil.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade