Golpe Virtual: Grupo criminoso ameaçavam vítimas com montagens falsas íntimas
Polícias civis do RS e MT unem forças para desarticular grupo criminoso que usava perfis falsos para extorquir via internet
A Polícia Civil do RS, através do Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc), atuou nesta terça-feira (29) na Operação Falsa Persona, liderada pela Polícia Civil do Mato Grosso. A ação mirou uma organização suspeita de extorquir vítimas pela internet, utilizando perfis fictícios para aplicar golpes com ameaças de vazamento de supostas imagens íntimas.
As investigações apontaram que os criminosos criavam vínculos com vítimas por meio de redes sociais e, depois de conquistar confiança, passavam a exigir dinheiro sob ameaça de exposição, mesmo que o conteúdo fosse fraudulento ou manipulado digitalmente.
Com a meta de identificar os responsáveis e apreender dispositivos usados nos crimes, foram cumpridos mais de dez mandados judiciais em cidades como Porto Alegre, Charqueadas, Arambaré, São Leopoldo e Esteio. A operação também atingiu presídios do estado, ampliando o cerco aos envolvidos.
O delegado João Vitor Herédia, do Dercc/RS, lembrou que o novo departamento tem atuado nacionalmente no combate a crimes digitais, reforçando o trabalho cooperativo com estados como Mato Grosso, onde já foram deflagradas duas operações conjuntas em poucos meses.
Com a informação Polícia Civil.