Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Enel diz que restabeleceu a energia de 99% dos clientes afetados pela ventania desta semana

Mais de 2 milhões ficaram sem luz ao longo da semana; cerca de 157 mil continuam sem o fornecimento

14 dez 2025 - 11h43
(atualizado às 16h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Enel informou que já restabeleceu a energia para 99% dos clientes afetados pela ventania que deixou mais de 2 milhões sem luz, mas cerca de 157 mil imóveis ainda seguem sem fornecimento.
Na foto, funcionário da Enel fazendo conserto em poste de energia elétrica, após relatos de falta de luz.
Na foto, funcionário da Enel fazendo conserto em poste de energia elétrica, após relatos de falta de luz.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

A Enel Distribuição São Paulo informou que restabeleceu o fornecimento de energia para 99% dos clientes afetados pela ventania registrada na última quarta-feira, 10. No dia do ocorrido, mais de 2 milhões de imóveis da capital e da Região Metropolitana ficaram sem luz.

Segundo a distribuidora, foi mobilizado um número recorde de equipes em campo, com até 1.800 times atuando simultaneamente. Na manhã deste domingo, 14, cerca de 157 mil imóveis — o equivalente a 1,85% do total — ainda permaneciam sem energia, de acordo com dados do Mapa da Energia.

“A companhia segue atuando para atender todos os clientes que tiveram o serviço afetado pelo evento climático e que registraram falta de luz nos dias seguintes ao ciclone”, afirmou a empresa em nota enviada ao Terra.

Ventos de até 98 km/h

A falta de energia começou a ser registrada na última quarta-feira, 10, após a passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul, cujos efeitos foram sentidos na cidade de São Paulo e na Região Metropolitana. A ventania, com rajadas que chegaram a 98 km/h, provocou quedas de árvores, cancelamento de voos e deixou vítimas ao longo da semana.

Segundo o Mapa de Energia, cerca de 2,2 milhões de imóveis ficaram sem fornecimento de energia elétrica na quarta-feira.

Ventania em São Paulo derruba árvores, fecha parques e deixa milhões sem energia:

Justiça de SP determinou a religação da energia sob multa de R$ 200 mil por hora

A Justiça de São Paulo determinou, na sexta-feira, 12, que a Enel restabelecesse imediatamente o fornecimento de energia elétrica na capital e na Região Metropolitana, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora.

De acordo com decisão da juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha, da 31ª Vara Cível do Foro Central, a concessionária tinha o prazo de até quatro horas para religar a energia em locais considerados essenciais, como delegacias, presídios e equipamentos de segurança; creches, escolas e espaços coletivos — especialmente em razão da realização de vestibulares e provas —; sistemas de abastecimento de água e saneamento, incluindo instalações da Sabesp e condomínios com bombas elétricas; e locais que concentram pessoas vulneráveis, como idosos e pessoas com deficiência.

Para os demais imóveis afetados desde o dia 9 deste mês, o prazo máximo estipulado era de 12 horas.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade