Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Córrego transborda e deixa São Paulo em alerta para alagamentos

8 mar 2014 - 17h07
(atualizado em 8/3/2014 às 11h27)
Compartilhar
Exibir comentários
<b>7 de março - </b> Chuva causa alagamentos na região da Pompéia, em São Paulo
7 de março - Chuva causa alagamentos na região da Pompéia, em São Paulo
Foto: Paulo Preto / Futura Press

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo decretou estado de atenção devido ao risco de alagamentos nas zonas norte, oeste, leste, centro, nas marginais Tietê e Pinheiros e nas subprefeituras Campo Limpo e M'Boi Mirim às 16h20 desta sexta-feira. Às 16h45, o estado de atenção se estendeu a toda a cidade. Às 17h55, a subprefeitura de Jaçanã/Tremembé decretou alerta devido ao extravasamento do córrego Tremembé, na altura da rua Conchilia, 149, próximo ao Horto Floresta/antiga Fazendinha. O estado de atenção teve fim às 19h10.

Confira a previsão do tempo na sua cidade
Saiba como se calcula a sensação térmica

Por volta das 18h, imagens de radar meteorológico indicavam precipitação forte em boa parte da zona sudeste, entre Vila Mariana, Ipiranga e Jaçanã, na zona leste, entre Vila Prudente e parte de São Mateus, assim como no extremo da zona sul, na região de Parelheiros e Engenheiro Marsilac.

De acordo com os meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem com tempo instável. Outras instabilidades que se deslocam da região de Campinas podem provocar novos períodos de chuva de até forte intensidade.

Às 18h, o aeroporto de Congonhas registrou rajadas de vento de aproximadamente 51,8 quilômetros por hora. Por causa dos alagamentos, os trens da linha 8 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), não estavam circulando entre as estações Barra Funda e Lapa. No entanto, às 17h30, a linha já entrava em processo de normalização, segundo a companhia.

O CGE registrou 11 pontos de alagamento, oito deles intransitáveis. A Lapa, na zona oeste paulistana, tinha sete pontos de alagamento intransitáveis e um transitável. Também na zona oeste, Pinheiros tinha um ponto de alagamento transitável, e o Butantã, dois.

A chuva atrapalhou, ainda, a circulação do metrô, que teve a velocidade reduzida em trechos das Linhas 1, 2, 3 e 5. Apenas a Linha 4 permaneceu operando sem nenhum problema.

A prefeitura registrou 12 quedas de árvores e dez semáforos desligados.

Previsão

O tempo não muda muito nos próximos dias que seguem com sol entre nuvens e chuvas na forma de pancadas isoladas no período das tardes. O sábado deve ter sol entre muitas nuvens, em função dos ventos que sopram do oceano. Os termômetros devem variar entre mínimas de 19ºC e máximas de 26ºC. No final da tarde a nebulosidade aumenta e podem ocorrer chuvas na forma de pancadas isoladas.

No domingo, o sol aparece entre nuvens ao longo do dia e os termômetros devem variar entre mínimas de 19ºC e máximas de 28ºC. No decorrer da tarde a nebulosidade aumenta e retornam as condições para chuvas na forma de pancadas isoladas para a Grande São Paulo.

Colaboraram com esta notícia os leitores Bruno Martins, Carlos Eduardo Carijó, Thiago Coelho e Fernanda Ferreira, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade