Cidade de SP quer erguer Cristo Redentor maior que do Rio
A cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo, quer entrar para a história ao superar, em altura, uma das sete maravilhas do mundo moderno: o Cristo Redentor. A prefeitura da cidade promete inaugurar na Páscoa, em abril, uma estátua de Cristo mais alta do que a do Corcovado, no Rio de Janeiro. Se o projeto for concluído conforme o planejado, o monumento será uma das maiores estátuas do mundo.
» Veja fotos do Cristo de Sertãozinho 
» vc repórter: mande fotos e notícias
A estátua, uma versão caipira de Cristo, começou a ser erguia em agosto do ano passado e medirá 57 m de altura. A medida é a soma do pedestal de 39 m e a escultura de 18 m. A estátua do Rio tem 38 m e pedestal de 8 m. Segundo o prefeito Nério Costa, estão sendo gastos R$ 1,5 milhão na obra. "Nós nem imaginávamos, no começo, que ficaria tão alta, porque a intenção era apenas que a imagem passasse a copa das árvores e pudesse ser vista de longe", diz.
O prefeito lembra que o monumento não foi planejado para superar o mais famoso cartão-postal do Rio. "Mas sabe que agora estamos curtindo, porque a cidade gostou e vai se tornar um ponto turístico", afirma Costa, que já espera um número intenso de visitantes no parque onde ficará o Cristo. O maior prédio de Sertãozinho tem 19 andares e a estátua terá exatamente o mesmo tamanho do edifício.
De acordo com o prefeito, haverá um mirante aos pés do Cristo. Além de uma escadaria que contorna o pedestal, a prefeitura instalará um elevador para levar os idosos e deficientes até o mirante. O acesso será gratuito e com banheiro. A estátua pesará no final algo em torno de 50 t e poderá ser vista de qualquer ponto da cidade. De lá, será possível enxergar municípios vizinhos.
Como a obra é gigantesca, estátua e pedestal estão sendo construídos separadamente. A estrutura metálica foi concluída e o concreto está sendo preenchido, dando as primeiras formas de Cristo. O desafio será juntar a estátua à base de 39 m de altura. Para isso, segundo Nério Costa, a empresa que faz a obra trará de São Paulo um guindaste de 500 t para fazer o serviço. "Vai ser uma operação de guerra."
Além da construtora, dois artistas plásticos mineiros, Marcos Moura e Genésio Moura, estão envolvidos no projeto. "Estamos montando a estrutura do monumento que será todo construído artesanalmente, ou seja, não há nada pré-moldado", explica o artista plástico Marcos Moura. Para o secretário de obras, Alberto Dominguez Cánovas, o parque será um local de grande visitação.
Sertãozinho tem cerca de 110 mil habitantes e a economia gira em torno do setor sucroalcooleiro e mecânico. São cerca de 550 indústrias e mais de 3 mil pontos de comércio. O prefeito afirma que a verba milionária para construir a estátua não teve reflexos nos cofres públicos e nem deixou de ser investida em áreas prioritárias.