PUBLICIDADE

Ciclista morre atingido por raio em trilha entre MG e SP

Manoel de Freitas Júnior tinha 55 anos e fazia atividade com grupo em Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais.

5 fev 2018 - 08h49
Compartilhar
Exibir comentários
Manoel de Freitas Júnior
Manoel de Freitas Júnior
Foto: Divulgação

Um ciclista morreu depois de ser atingido por um raio na tarde de sábado depois de ser atingido por um raio. Manoel de Freitas Júnior e um grupo de amigos fazia trilha no Marco Divisório entre os Estados de Minas e São Paulo.

Os amigos perceberam que Manoel havia ficado um pouco mais para trás e o encontraram com ferimentos de segundo e terceiro graus. Ele tinha perfurações no rosto e no tórax e o Instituto Médico Legal confirmou a morte por “fulminação e queda de eletricidade natural”.

Uma árvore também sofreu o impacto da descarga e uma parte quebrada e o que sobrou ficou rachado, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Sua bicicleta estava com os  dois pneus furados.

Minas Gerais não está entre os Estados  com a maior incidência de quedas de raios no Brasil, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O levantamento mostra que Tocantins, Amazonas e Acre lideram o ranking que considerou o maior número de raios por quilômetro quadrado registrados entre 2012 e 2017. 

O INPE orienta que, em casos de tempestade com raios, a pessoa procure lugares abertos ou com o mínimo de árvores por perto, justamente por que elas são os objetos mais altos num determinado lugar e porque a seiva presente no interior do tronco das árvores é melhor condutor do que o ar. 

Veja também

No tribunal, pai tenta agredir médico que abusou de ginastas:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade