Chuva recorde deixa Salvador com 540 áreas de risco
A chuva recorde que atinge Salvador (BA) desde ontem deixou a cidade com 540 áreas de risco. Segundo a Defesa Civil, nesta segunda-feira foram registradas mais de 360 solicitações de emergência devido às precipitações intensas na região. Até o momento, são 173 deslizamentos de terra e 40 alagamentos de área na capital baiana.
De acordo com a Climatempo, o Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet) anotou 188,4 mm de chuva acumulada entre as 9h de domingo e as 9h desta segunda na estação meteorológica convencional de Salvador, localizada na região de Ondina. Este é o maior volume de chuva verificado em apenas um dia nos últimos sete anos, pelo menos, na capital. A última vez que choveu tanto em um curto intervalo de tempo foi no ano de 2008, quando foram observados 130,8 mm entre os dias 28 e 29 de fevereiro.
As chuvas intensas que acontecem desde a última quinta-feira por quase toda a Bahia aliviam em parte o cenário de seca no Estado, mas geram diversos transtornos em Salvador. O número de pessoas desalojadas ou desabrigadas é 16. Hoje, duas crianças e uma idosa ficaram feridas após parte de um imóvel desabar no bairro de Jardim Santo Inácio.
A Defesa Civil de Salvador distribuiu 6.492 m² de lonas, que beneficiarão, pelo menos, 79 famílias. Além disso, vários canais foram desentupidos. Até o momento, a avenida J.J. Seabra (Baixa dos Sapateiros) está interditada devido à queda de um imóvel.
Segundo dados da Defesa Civil, nesta segunda-feira houve 160 desabamentos de terra, cinco desabamentos de imóveis e 25 deslizamentos. Os desabamentos de muro foram oito e as ameaças de desabamento de muro chegaram a sete. Estão sendo realizadas vistorias e avaliações nos locais onde as solicitações de emergência foram maiores.
Segundo o subsecretário de Defesa Civil de Salvador, Osny Bonfim, a situação está sob controle e todo tipo de socorro e assistência necessários são oferecidos à população neste momento. "Já estávamos preparados para o período de chuvas neste mês de maio, mas não esperávamos um volume grande em tão pouco tempo", disse o subsecretário.
A mudança no tempo veio com uma frente fria, que depois de passar pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste, chegou com força sobre a Bahia. Contudo, um dia de muita chuva não muda o quadro geral de seca, pois Salvador vem tendo precipitações muito abaixo do normal desde dezembro do ano passado. Em 2012, até agora, o desempenho menos pior da chuva foi o de fevereiro, quando o volume total de precipitação ficou 44% abaixo do normal.
Tempo seca nos próximos dias
A frente fria que levou um pouco de chuva para grande parte da Bahia já está se afastando. Durante o fim de semana, o ar seco volta a ganhar força pelo interior baiano, reduzindo os níveis de umidade e as condições para chuva. Pelo litoral, ainda haverá bastante nebulosidade e chuvas frequentes pelo menos até a próxima terça-feira.