Chuva faz SP entrar em estado de atenção para alagamentos; Defesa Civil emite 'alerta severo'
Houve queda de granizo e fortes rajadas de vento de até 44 km/h
As fortes chuvas que caem em São Paulo nesta quinta-feira, 6, deixam parte da capital em estado de atenção para alagamentos e fez a Defesa Civil emitir, por volta das 18h45, um "alerta severo" para as pessoas que se encontram na zona leste da cidade. Houve queda de granizo em Artur Alvim e Vila Maria, na zona leste, e fortes rajadas de vento.
O Centro de Emergências Climáticas (CGE), órgão vinculado à Prefeitura de São Paulo, colocou em estado de atenção para alagamentos as zonas oeste, leste, norte, o centro e as marginais Tietê e Pinheiros. Na região do Pari, no centro, ruas ficaram alagadas. Na estação Meteorológica do Ipiranga, na zona sul, foram registrados ventos de 44 km/h.
Na tarde desta quinta, por volta das 18h45, a Defesa Civil emitiu um alerta severo para a região leste por conta dos temporais. "Risco alto para alagamentos e enxurradas. Mantenha-se em local seguro", diz a mensagem. Minutos depois, o mesmo alerta foi enviado também para outras regiões também consideradas em área de risco.
A região leste abriga o Jardim Pantanal, bairro que surgiu e cresceu a partir da década de 1980 com uma ocupação na várzea do Rio Tietê. A área, que historicamente sofre com alagamentos, ficou dias seguidos embaixo d'água após uma forte chuva registrada na última sexta-feira.
Queda de luz
De acordo com a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia, mais de 73 mil clientes estão sem luz na área área de concessão na Grande São Paulo. A situação mais complicada é em São Caetano do Sul, onde 25% da cidade está sem energia. Na capital, são 48.353 mil imóveis sem luz.
Nas redes sociais, internautas relatam os impactos da chuva, veja abaixo:
Não, não tá chovendo no Allianz Parque.
TÁ CAINDO O MUNDO. pic.twitter.com/SKqvA5PJOO
— Julia Mazarin (@juumazarin) February 6, 2025
