Água sai rosa de torneira e assusta moradores de SP; companhia de saneamento orienta descarte
Caso ocorreu nesta terça, 30, em Itu, e repercutiu nas redes sociais. Empresa afirma que tonalidade incomum foi provocada por produto químico utilizado no tratamento e abriu investigação
Moradores de Itu, no interior de São Paulo, se assustaram ao encontrar uma água rosa nas torneiras de casa. Os registros ocorreram nos bairros São Luiz e Parque América, na terça-feira, 30, e foram divulgados em fotos e vídeos nas redes sociais.
A Companhia Ituana de Saneamento (CIS), responsável pelo abastecimento da cidade, confirmou o ocorrido e emitiu um alerta à população, recomendando que a água seja descartada.
Segundo a empresa, a tonalidade incomum foi provocada por um produto químico utilizado no processo de tratamento da água.
"A cor se deve à presença de produto utilizado no processo de tratamento da água. E uma apuração interna deve indicar o que ocorreu fora do padrão de operação", diz trecho da nota emitida pelo órgão.
A nota ainda avisa que os moradores devem descartar essa água e não a utilizar para consumo ou higiene pessoal. De acordo com a CIS, o problema foi controlado na estação de tratamento na manhã de terça e o fornecimento está normalizado.
Por conta dos recentes casos de intoxicação no Estado de SP, postagens nas redes sociais chegaram a associar a coloração da água a uma possível presença de metanol nos reservatórios da cidade. Conforme mostrou o Estadão Verifica, não há relação entre os casos.
O metanol é um líquido incolor, com cheiro forte e semelhante ao do álcool etanol. Tais características não foram relatadas pelos moradores que receberam água rosa nas torneiras.
Segundo a CIS, o álcool não faz parte do processo de tratamento da água. A companhia afirma que o produto que deu a coloração rosa na água foi o permanganato de potássio.
"Ele é utilizado para a oxidação de produtos poluentes da água. Traduzindo: gera mais limpidez durante o processo de tratamento da água", disse o órgão em nota.