Ação limita uso de vale-transporte nos ônibus no DF
Benefício só poderá ser usado uma vez em cada ônibus por viagem; medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira
Os usuários que utilizam o cartão de vale-transporte no Distrito Federal terão o serviço limitado a partir da próxima segunda-feira. Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), o benefício será concedido uma vez em cada ônibus por viagem. Caso o passageiro desrespeite o limite, o cartão será bloqueado.
O diretor-geral do DFTrans, Antonio Campanella, explica que a ação tem como objetivo evitar o uso indevido do cartão, que somente deve ser utilizado no deslocamento residência-trabalho e vice-versa. Como a mudança será feita apenas no sistema, não será necessário que os usuários efetuem alteração de cadastro.
Segundo o DFTrans, a medida não prejudica o usuário que utiliza mais de um ônibus para chegar ao trabalho ou retornar para casa. Diante disso, o passageiro poderá utilizar o benefício mais de uma vez numa mesma viagem, desde que seja em coletivos diferentes.
Os benefícios do Passe Livre Estudantil e Especial também possuem essa limitação. Ao todo, 800 mil passageiros têm acesso ao transporte público coletivo com o passe livre e 600 mil utilizam o cartão do vale-transporte no Estado.