PUBLICIDADE

"Apoio total a Lula", declaram autoridades da União Europeia

8 jan 2023 - 20h22
(atualizado às 22h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Altos representantes do bloco europeu condenam violência bolsonarista em Brasília e reforçam apoio ao governo democraticamente eleito de Lula. "A democracia brasileira vai prevalecer sobre o extremismo e violência"Altos representantes da União Europeia expressaram "apoio total" ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (08/01) após uma turba de extremistas bolsonaristas invadir as sedes dos Três Poderes em Brasília. Os representantes europeus condenaram os atos de violência "antidemocrática".

Bolsonaristas deixaram rastro de destruição em Brasília
Bolsonaristas deixaram rastro de destruição em Brasília
Foto: DW / Deutsche Welle

Em comunicado, o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, afirmou que o bloco "reitera seu total apoio ao presidente Lula e ao sistema democrático brasileiro e expressa solidariedade às instituições democráticas visadas por este ataque".

"Os líderes políticos brasileiros, e especialmente o ex-presidente Bolsonaro, precisam agir com responsabilidade e pedir que seus apoiadores voltem para casa. O lugar para resolver as diferenças políticas é dentro das instituições democráticas do Brasil e não através da violência nas ruas", completou Borrell.

O presidente da Conselho Europeu, Charles Michel, também expressou apoio a Lula e condenou a violência.

"Minha condenação absoluta ao atentado às instituições democráticas do Brasil. Apoio total ao presidente Lula da Silva, eleito democraticamente por milhões de brasileiros através de eleições justas e livre", escreveu Michel no Twitter.

Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, também declarou apoio ao presidente do Brasil.

"Profundamente preocupada com o que está a acontecer no Brasil. A Democracia deve ser sempre respeitada. O Parlamento Europeu está ao lado do Governo Lula e de todas as Instituições legitima e democraticamente eleitas", escreveu Metsola no Twitter.

A comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, também se manifestou. "A ocupação de órgãos de soberania e o ataque aos símbolos do poder democrático brasileiro são intoleráveis. Todo o apoio e solidariedade ao governo Lula e para a reconstrução física, cívica e política do Brasil."

Paralelamente aos representantes da UE, líderes de países do bloco também condenaram a violência bolsonarista e expressaram apoio a Lula. O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou mensagem no Twitter afirmando que "a vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas!" e que o "presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França".

Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, por sua vez, escreveu: "Todo meu apoio ao presidente Lula e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente o assalto ao Congresso do Brasil e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática!".

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade