AC e RO ficam sem luz 2 meses após apagão em 18 Estados
Os Estados do Acre e Rondônia estão sem luz desde as 11h20 desta sexta-feira, informou o Ministério de Minas e Energia, que não soube informar imediatamente o motivo do blecaute. "A Eletronorte (empresa responsável pela geração de energia na região) está verificando e até o momento não sabemos o motivo", afirmou o assessor do ministério. Ainda não há informações sobre o total de municípios atingidos.
No Acre, segundo a Eletroacre, 11 municípios, incluindo a capital, Rio Branco, estavam sem energia elétrica às 15h10 (horário de Brasília), e não havia previsão de retorno. Eles fazem parte das mesorregiões do Vale do Acre e do Purus. Somente Assis Brasil, Santa Rosa e Manoel Urbano estavam com luz, por recebem a energia do grupo Guascor. O Vale do Juruá, a partir do município de Feijó, não foi afetado pela falta de energia.
Os dois Estados foram recentemente interligados ao Sistema Nacional Interligado (SIN), após anos operando como um sistema isolado do País. A falta de energia no Acre e Rondônia ocorre dois meses depois de um apagão ter atingido 18 Estados.
De acordo com informações da Eletroacre, o problema teria ocorrido em Vilhena, em Rondônia, por volta 9h20 (hora local, 11h20 no horário de Brasília).
Com informações da Reuters
Os internautas Ricardo Brandão, de Porto Velho (RO), Silvania Pinheiro Diniz, de Rio Branco (AC), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.