Alerta de temporal: Ciclone traz chuva volumosa para o Sudeste e Centro-Oeste
Formação de ciclone extratropical e atuação da ZCAS intensificam o transporte de umidade da Amazônia, elevando o risco de alagamentos em São Paulo, Rio e Minas
O Brasil enfrenta um cenário de forte instabilidade meteorológica nesta semana, com fortes chuvas devido à passagem de um ciclone nas regiões Sul e Sudeste. Assim, a combinação de calor intenso, alta umidade e sistemas atmosféricos favorece a formação de nuvens carregadas em grande parte do país. A previsão indica pancadas de chuva ao longo de todo o dia, com episódios de maior intensidade e risco de transtornos em áreas urbanas.
O Sudeste, o Centro-Oeste e boa parte do Nordeste são as regiões sob maior monitoramento. Enquanto isso, o Sul apresenta um contraste: chuva concentrada no litoral e tempo seco com calor forte no interior.
Fortes chuvas e ciclone
No Sudeste, o cenário é mais crítico. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a chuva começa a ganhar força à tarde. Áreas como o interior paulista, o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata devem ficar em alerta para chuvas persistentes e volumes elevados. Na capital paulista e em Belo Horizonte, o tempo segue instável com risco de temporais localizados e acumulados significativos.
A explicação técnica para esse volume de água envolve um fenômeno na costa brasileira. "Há a formação de um ciclone extratropical na costa do Sudeste, entre São Paulo e o Rio de Janeiro, associado à atuação de uma frente fria. Esse sistema intensifica o jato de baixos níveis e reforça a ZCAS, aumentando o transporte de umidade da Amazônia e o risco de chuva persistente e volumosa [nessas regiões]", explica César Soares, meteorologista da Climatempo, à Globo.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), citada pelo especialista, funciona como um corredor de umidade que conecta o Norte ao Sudeste, sendo a principal responsável pelo tempo fechado e pelos acumulados consideráveis de chuva típicos desta época do ano.
🌧️ Quinta-feira ainda com alertas de chuvas intensas e persistentes no CO e SE do Brasil, o que aumenta o potencial para transtornos.
⚡ Risco de tempestades isoladas nestas regiões.
⛅ S com tempo firme; chuvas fracas apenas na faixa leste.
📰 Saiba +: https://t.co/ocGK3xDU1i pic.twitter.com/rpQ8bsjTUe
— Meteored Brasil (@MeteoredBR) February 5, 2026