AGORA: Motoristas de ônibus anunciam greve em SP
Motoristas e cobradores de ônibus iniciaram uma greve geral na tarde desta terça-feira (9) em São Paulo. De acordo com o sindicato da categoria, a mobilização começou por volta das 16h devido à falta de pagamento do 13º salário e de benefícios como o vale-refeição nas férias.
As empresas responsáveis pelo transporte coletivo na cidade enviaram nesta manhã uma carta ao sindicato dos motoristas e trabalhadores em transporte rodoviário urbano. No texto, pedem mais prazo para realizar o depósito, que estava previsto para sexta-feira (12). Para complicar ainda mais, a cidade de São Paulo enfrenta uma tarde de chuvas torrenciais. Nas ruas, o clima é de preocupação sobre a volta pra casa.
Segundo a CET, às 17h foram registrados 999 km de congestionamento. Logo depois, às 17h30 chegou a bater 1.134 quilômetros. O recorde e 2025, até o momento, foi registrado no dia 8 de agosto com 1.335 km de vias congestionadas.
Ao programa Brasil Urgente, muitos passageiros se queixam da falta de respeito com a população. "Faz mais de uma hora que estou esperando transporte, sem saber da paralisação", desabafou um cidadão. Já um outro passageiro afirmou que os motoristas e cobradores têm direito à greve, já que não é justo que não recebam salários e benefícios previstos em lei.
Presidente do sindicato dos motoristas e cobradores, Valdemir dos Santos, fala ao vivo ao Brasil Urgente, sobre greve de ônibus em São Paulo nesta terça-feira (09). pic.twitter.com/wa2DmuXqkz
— Brasil Urgente (@brasilurgente) December 9, 2025
Greve de ônibus em SP
Segundo o presidente do sindicato, Valdemir dos Santos Soares, muitos funcionários ficaram insatisfeitos e começaram a recolher os ônibus para as garagens. De acordo com apuração do G1, as empresas que recolheram ônibus até o momento foram: Moobile, KBPX, Campo Belo, Viação Grajaú e Metrópole Paulista.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informa que os repasses às empresas de ônibus estão em dia e o pagamento do 13º salário dos trabalhadores é de responsabilidade das concessionárias.
* Reportagem em atualização