Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Acesso ao 156+POA será unificado por meio do Gov.BR

A Prefeitura de Porto Alegre unificou os cadastros na plataforma, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços digitais e fortalecer a segurança dos dados dos usuários

7 jul 2025 - 10h31
Compartilhar
Exibir comentários

A partir desta segunda-feira, 7, para acessar o aplicativo 156+POA será exigido o login via Gov.BR. A Prefeitura de Porto Alegre unificou os cadastros na plataforma, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços digitais e fortalecer a segurança dos dados dos usuários.

Foto: Divulgação PMPA / Porto Alegre 24 horas

Com a integração, o login e a senha passam a ser centralizados exclusivamente na conta Gov.BR, já utilizada para acessar diversos serviços públicos federais e estaduais. Além de simplificar o acesso, a medida proporciona maior proteção às informações pessoais, uma vez que o domínio oferece diferentes níveis de segurança (bronze, prata e ouro), conforme o grau de validação cadastral do cidadão.

"O Gov.BR já faz parte da rotina de muitos brasileiros. Ao integrarmos o 156+POA à plataforma, damos um passo importante na construção do conceito de 'cidadão único', permitindo uma visão mais ampla da jornada do usuário e aprimorando o desenvolvimento de políticas públicas municipais", informa a secretária municipal de Transparência e Controladoria, Mônica Leal.

Cadastros - Atualmente, 77% dos usuários do aplicativo 156+POA (33.931 pessoas) já acessam o sistema utilizando o Gov.BR, enquanto 23% (7.878 usuários) ainda utilizam outras formas de autenticação. Quem tiver dificuldades para realizar o login pode buscar auxílio pelo WhatsApp do 156, no número (51) 3433-0156.

156+POA - O aplicativo oferece uma série de serviços e informações municipais de forma rápida e acessível, diretamente pelo celular. Por meio da ferramenta, é possível solicitar serviços como poda de árvores e tapa-buracos, acessar guias de IPTU, agendar consultas médicas, consultar o cronograma da coleta seletiva, registrar denúncias de vandalismo e muito mais. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas oficiais para Android e iOS.

Texto: Sarah Hoffmeister/PMPA

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade