PUBLICIDADE

A jovem norueguesa que monitora 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Mundo fechado de contas, em sua maior parte de jovens mulheres, incentiva imagens de automutilação e fotos ligadas à tentativa de se matar; governo norueguês diz que vai lidar com o problema, e Instagram afirma que faz esforços para remover conteúdo.

12 nov 2019 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários
Jovem norueguesa de 22 anos monitora 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios
Jovem norueguesa de 22 anos monitora 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios
Foto: BBC News Brasil

Alerta: O texto contém conteúdo gráfico que pode causar desconforto emocional

Enquanto dá uma olhada no seu feed de Instagram, Ingebjørg Blindheim, de 22 anos, explica por que lhe deram o apelido "a salva-vidas".

"Vejo muitas pessoas que querem morrer", explica a jovem norueguesa.

"Não vou apenas ficar vendo uma pessoa dizer que vai se matar, ignorar isso e esperar pelo melhor."

Intervir para ajudar usuários suicidas do Instagram não é um papel Ingebjørg teria escolhido para si. Ela não trabalha para uma empresa de redes sociais, e ela não é paga pelo que faz. Ela tampouco é qualificada para oferecer ajuda, nunca recebeu treinamento em saúde mental. No entanto, ela se sente compelida a agir, ao se dar conta de que muitas vezes ela é a última chance para aqueles que postam seu desespero online.

"Sinto que quando não estou ao telefone monitorando, as pessoas podem fazer algo com elas mesmas e ninguém verá", ela diz.

Isso implica monitorar o Instagram constantemente, identificando aqueles que estão próximos de alertar a polícia e os serviços de ambulância. Ela admite que tem noites de insônia. Ela sabe que estar tão distraída pelo celular pode irritar familiares e amigos, mas ela se preocupa que, sem sua vigilância, alguém poderá morrer.

"Acaba mal. Já acabou mal antes", ela diz.

Short presentational grey line
Short presentational grey line
Foto: BBC News Brasil

Reportagem e entrevistas por Catrin Nye e Edward Main para o programa Victoria Derbyshire e para a BBC Trending. Texto online por Joanna Jolly. Investigação original da NRK conduzida por Annemarte Moland, Ruben Solvang, Even Kjolleberg e Ståle Hansen.

Atualmente, Ingebjørg monitora cerca de 450 contas privadas de Instagram — aquelas que precisam de aprovação dos donos para poder segui-las. A maioria delas pertence a jovens mulheres que publicam posts sobre seus sentimentos mais obscuros. Há alguns meninos também. É um mundo secreto de pensamentos privados, imagens e confissões governadas por uma regra não escrita de "não dedure".

Quando ela liga para a polícia, toma cuidado para não dizer muito sobre a comunidade para não alienar seus membros. Ela diz que se sente como uma detetive, se esforçando para conseguir o máximo de informações possíveis sobre um usuário anônimo.

No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) dá apoio emocional e prevenção do suicídio com atendimento voluntário e gratuito. As conversas se dão sob total sigilo, por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. A ligação é gratuita. O número é 18, válido para todo o Brasil. Também é possível acessar o site www.cvv.org.br para acessar o chat.

A reação que ela recebe de profissionais é mista. Às vezes a agradecem por agir, outras vezes não acreditam nela. Mais cedo nesse ano, Ingebjørg diz ter tentado fazer com que a polícia interviesse no caso de uma garota que dizia que iria tirar a própria vida. Ela conta que os policiais disseram que a garota havia ameaçado fazer isso 16 vezes antes e eles não acreditavam nela. Mas ela relata que no dia seguinte, ligaram para Ingebjørg para dizer que a garota havia concretizado sua ameaça.

"Eu implorei para eles checaram se ela estava OK, mas eles não me levaram a sério", ela diz.

Essa jovem noruguesa sabe do poder de compartilhamento online por experiência própria. Como uma jovem adolescente lutando com distúrbios alimentares, ela começou a seguir contas do Twitter que postavam abertamente sobre sua anorexia e automutilação.

"Vi que recebiam muita atenção de pessoas que entendiam e se importavam e eu queria a mesma coisa porque não sentia o mesmo em relação a minhas amigas", ela diz.

Esse apoio é o que usuários pensam ser a parte positiva das comunidades online. Ingebjørg diz que podem ser um lugar para ouvir e ser compreendida por outros, especialmente quando adultos e profissionais de saúde às vezes aparentam não ligar ou ter julgamentos.

Mas o que essas redes no Instagram não são é um lugar seguro. Qualquer coisa boa que as pessoas podem encontrar nelas acaba descompensada pelas coisas negativas, diz Ingebjørg.

Há recompensas para postagem de pensamentos e imagens extremos — quando mais dark o pensamento, quanto mais profundo o corte, mais atenção você recebe, ela diz. Podem abrigar um senso de competição, e atuar como um manual de formas de se machucar ou até se matar.

"Eu acho que comunidades fazem as pessoas piores porque elas dão ideias sobre como você pode se matar, passar fome ou se livrar da comida que você come, e como você pode esconder sua doença das pessoas", diz Ingebjørg.

Depois de postar fotos de seu corpo desnutrido no Twitter, Ingebjørg foi contatada por uma terapeuta que a alertou que as imagens estavam encorajando os outros.

Ela diz que os automutiladores que ela conhecia migraram do Twitter para o Instagram e ficou mais fácil esconder o que estavam postando de pessoas das quais elas não queriam que vissem o conteúdo.

Quatro anos atrás, Ingebjørg e sua melhor amiga de 15 anos estavam sendo tratadas por seus problemas de saúde mental.

As duas receberam alta na mesma época. Ingebjørg estava confiante de que melhoraria, mas sua amiga ameaçou se matar caso fosse mandada para casa. A menina postou uma foto de trilhas de trem, e Ingebjørg ligou pra ela implorando que não fizesse nada. Sua amiga garantiu que não faria nada, mas horas depois, Ingebjørg recebeu a notícia de sua morte.

"É por isso que estou fazendo as coisas que faço", diz.

"Prometi para mim mesma que, depois que perdi minha melhor amiga, eu faria qualquer coisa para prevenir as pessoas de sentirem a mesma coisa que eu senti quando aquilo aconteceu", ela diz.

A investigadora

Enquanto Ingebjørg monitora sua rede de Instagram de casa, em Bergen, do outro lado da Noruega, na capital Oslo, uma jornalista investigativa também está monitorando esse mundo fechado e perturbador.

Annemarte Moland trabalha para a emissora de rádio e TV do governo norueguês, a NRK, maior organização de mídia da Noruega. Ela se deparou com a comunidade online há um ano, quando viajou para uma pequena cidade norueguesa para pesquisar sobre o caso de três adolescentes que se mataram. Uma das garotas tinha uma conta privada do Instagram onde ela havia compartilhado pensamentos de suicídio e automutilação.

A jornalista Annemarte Moland mapeou uma rede de jovens que fazem posts incentivando o suicídio e a automutilação
A jornalista Annemarte Moland mapeou uma rede de jovens que fazem posts incentivando o suicídio e a automutilação
Foto: BBC News Brasil

"A polícia me contou que ela tinha 100 seguidores pelo país, mas não fizeram mais a respeito", diz Annemarte.

"Eu pensei: que estranho. Cem seguidores? Quem são essas pessoas?"

Depois que a história foi publicada, Annemarte foi abordada por uma jovem mulher que lhe contou que havia ao menos 10 outras garotas nessa mesma rede de Instagram que também haviam se matado.

Percebendo que havia tropeçado em uma história muito maior, a jornalista tentou entrar em contato com essa rede secreta. No começo, ela criou um perfil falso usando imagens dark, mas sem violência, para se conectar com outras garotas.

Annemarte ficou surpresa ao ver como o Instagram recomendou dezenas de perfis para que ela seguisse. As contas tinham material de automutilação e suicídio.

'Eu perdi minha filha'

A jornalista seguiu em frente, tentando confirmar os suicídios, procurando e ligando para todos os familiares. Isso levou ela até Heidi, cuja filha, Andrine, havia tirado sua própria vida dois anos antes, pouco antes de seu aniversário de 18 anos.

Quando Heidi disse que ainda tinha o celular de sua filha, mas não havia tocado nele desde sua morte, Annemarte se deu conta de que aquele poderia ser um caminho para entrar na rede.

"Heidi disse: 'Sempre soube que havia algo no celular dela que eu não queria ver'", diz Annemarte, relembrando a cena.

Heidi nunca havia visto o Instagram privado de sua filha, que tirou sua própria vida; quando abriu a conta, viu que ela havia documentado a própria morte
Heidi nunca havia visto o Instagram privado de sua filha, que tirou sua própria vida; quando abriu a conta, viu que ela havia documentado a própria morte
Foto: BBC News Brasil

Annemarte estava em seu escritório em Oslo e Heidi em sua casa na cidade de Tromso, no norte da Noruega. A jornalista lhe aconselhou a não ligar e ver o celular sozinha, mas Heidi se sentiu compelida a fazê-lo. Ela sabia que sua filha havia tido uma vida secreta no Instagram porque alguns de seus amigos online haviam lhe contatado depois de sua morte. Mas ela não estava preparada para ver as imagens gráficas que sua filha havia postado.

"Heidi me ligou e me disse que Andrine havia se matado online", diz Annemarte.

"Ela documentou tudo —cada segundo de seu suicídio."

Logo depois, Heidi viajou a Oslo para analisar a conta de Instagram de Andrine com Annemarte.

"Eu encontrei fotos, vídeos, textos. Alguns eram engraçados. Em alguns, era bom ver o que ela vivia, porque ela era tão alegre, e mostrava essa parte sua ao lado da parte triste", diz Heidi.

Os posts de Andrine mostrava seus lados alegres, mas também imagens de grave automutilação
Os posts de Andrine mostrava seus lados alegres, mas também imagens de grave automutilação
Foto: BBC News Brasil

Mas outros posts foram muito tristes de ver, como um mostrando nada além de uma tela preta e o som de Andrine chorando. Heidi encontrou fotos de grave automutilação e vídeos em que Andrine dizia não aguentar mais, dizia querer morrer. Os posts mais difíceis de ver eram aqueles que documentaram as últimas horas antes do suicídio de Andrine.

"Era quase como se ela estivesse gritando sua morte", diz Heidi.

Do telefone de Andrine, Annemarte começou a construir uma ideia de como outras pessoas jovens eram dentro dessa rede obscura do Instagram.

Rede de suicídio

Andrine tinha cerca de 130 seguidores, algo que Annemarte diz que é típico para uma conta norueguesa. Analisando os seguidores dos seguidores de Andrine, a jornalista conseguiu identificar 26 mil contas no total. Daqui, ela removeu todas as contas que eram públicas, reduzindo o número para 5 mil. Ela filtrou mais ainda sua pesquisa focando só nas contas que usavam imagens, palavras ou emojis depressivos.

Ela diz então ter encontrado mais de mil contas depressivas similares, isso só a dois passos do perfil de Andrine. Isso inclui jovens mulheres e adolescentes de ao menos 20 países, incluindo a Dinamarca, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Estados Unidos.

Então, Annemarte e seus colegas analisaram essas contas e conseguiram identificar padrões. A maior parte das contas eram de jovens mulheres com idade média de 19. Muitas pareciam ter alguma espécie de problema de saúde mental, que vão desde sentir-se um pouco triste até depressão severa e ansiedade. Muitas já tinham sido internadas em hospitais.

Um gráfico que a NRK produziu mostra a rede espalhada pelo mundo como uma teia de aranha, com Andrine no centro.

Como Ingebjørg, Annemarte consegue ver por que é atrativo. Entre publicação de automutilação e morte, as garotas se comportam como adolescentes normais, compartilhando imagens de roupas novas ou vídeos seus dançando.

"Há muito apoio e atenção", diz Annemarte.

"Em comum, todas acreditam não conseguir ajuda em outros lugares. Então elas se encontram para tentar se ajudar e se apoiar em seus dias mais escuros."

Mas a jornalista também consegue ver o perigo da rede. Ela notou como os materiais mais "dark", de suicídio, recebem mais atenção. Apoiadores postam emojis de coração e frases como "mantenha-se forte" e "segure firme".

"É a versão contrária de dar apoio de fato porque são garotas doentes tentando ajudar garotas doentes. Estão no lugar reverso", diz Annemarte.

Porque a rede é tão privada, não há vozes de fora moderando o conteúdo ou dando ajuda ou conselhos profissionais. Depois de passar um tempo dentro da rede, a jornalista começou a sentir que as meninas estavam sem querer encorajando umas às outras para agir em relação a seus pensamentos suicidas.

"Senti que elas estavam empurrando umas às outras cada vez mais para perto do abismo. Mas quando elas chegam até à beirada, todas dizem: 'Ah, não, não faça nada. Fique viva'", ela diz.

Heidi diz acreditar que esse comportamento de manada teve um efeito relevante em Andrine.

"Eu acho que aquela comunidade era tudo para ela. Acabou mal porque, por ser jovem, ela era encorajada facilmente por outras pessoas", diz.

Rede de "apoiadores" dá curtidas e publica emojis positivos em imagens ligadas a suicídio — um perigo para as jovens garotas que pertencem a essa rede
Rede de "apoiadores" dá curtidas e publica emojis positivos em imagens ligadas a suicídio — um perigo para as jovens garotas que pertencem a essa rede
Foto: BBC News Brasil

Durante a investigação de um ano, Annemarte confirmou que ao menos 15 meninas da rede mapeada pela NRK tiraram suas próprias vidas.

"Estão brincando com suas vidas", ela diz sobre a comunidade como um todo.

"Se alguém se corta, ganha vários corações e curtidas. Como você pode curtir a foto de alguém que fez um corte profundo em seu próprio braço?"

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade