Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Orientação sexual ou fetiche: o que explica atração de BBBs por homens e mulheres

O brother Gabriel Santana contou que já beijou homens, mas sente atração sexual por mulheres; especialistas explicam sentimento

23 jan 2023 - 15h23
(atualizado em 23/1/2023 às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A bissexualidade não se manifesta da mesma forma e varia de acordo com cada indivíduo. Ao menos é o que dizem especialistas em gênero e sexualidade, após a discussão em torno do tema, provocada por uma declaração do ator Gabriel Santana, no BBB 23.

Em conversa com a atriz Bruna Griphao, que também está confinada, ele afirmou que já beijou vários homens, mas costuma sentir atração sexual por mulheres. Na ocasião, a global ainda especificou sua orientação como "bissexual heteroafetiva". 

Para a psicóloga e sexóloga Márcia Atik, o ator exercita sua liberdade sexual de maneira mais ampla do que aquelas pessoas que têm um condicionamento social maior e, quando se trata do desejo sexual do indivíduo, não há como estabelecer regras.

"Fico com um pouco de medo dessas regras colocadas como verdades absolutas, porque nada em sexualidade tem uma verdade absoluta. Cada pessoa se expressa de um jeito, tem preferência sexual, e as preferências sexuais, além de serem instintivas, vale dizer que elas também repercutem em função da maneira que a pessoa está emocionalmente", avalia. 

Sendo assim, Atik conclui que a bissexualidade é uma forma de liberdade de expressão do desejo, e pode variar de acordo com o contexto de vida de cada um. Além disso, a sexualidade também pode ser fluida. Embora cultural e socialmente as pessoas adestrem a si mesmas e acabem escolhendo um objeto de desejo, a especialista afirma que a bissexualidade sempre existiu, mas ou era velada ou não assumida.

"Com a liberdade sexual que o mundo todo permite às próprias famílias, só temos ainda a repressão religiosa, rompemos com todas as outras cadeias repressivas de desejo, de expressão, de ser", considera.

Bissexualidade ou fetiche?

Embora a bissexualidade seja reconhecida, compreendida e até assumida pelo ator Gabriel Santana, o psicólogo e sexólogo Sebastião Nascimento afirma que a fala do brother caracteriza um fetiche.

"Este tipo de comportamento não caracteriza bissexualidade, mas, sim, um fetiche por um tipo específico de homens. Ocorre com pelo menos 2% dos homens héteros", diz o especialista.

Segundo ele, a bissexualidade é caracterizada pela atração por pessoas do mesmo sexo, ainda que existam pessoas que se dizem bi, mas apenas mantiveram relações com pessoas do sexo oposto. 

"No caso dele, ele é um fetichista. O que é fetichista? Em média, 45% das mulheres têm desejo de ficar com outra, mas não se veem morando com outra mulher. Em média, de 1% a 2% dos homens têm vontade de ficar com outro homem, mas não se veem morando com esse homem. Então, isso não caracteriza bissexualidade e nem homossexualidade. É um fetiche, na verdade", acrescenta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade