Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EUA: Líder da bancada negra se encontra com organizações do movimento negro brasileiro

Reunião com o representante Hank Johnson faz parte de agenda de encontros que organizações do movimento negro, ao lado de outras organizações sociais, vêm fazendo com congressistas nos EUA

28 jul 2022 - 16h45
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra o líder do Black Caucus, Hank Johnson (ao centro), acompanhado por representantes de organizações do movimento negro brasileiro.
Imagem mostra o líder do Black Caucus, Hank Johnson (ao centro), acompanhado por representantes de organizações do movimento negro brasileiro.
Foto: Imagem: Divulgação / Alma Preta

Nessa quarta (27), organizações do movimento negro brasileiro, como Instituto de Referência Negra Peregum, Instituto Marielle Franco, Geledés - Instituto da Mulher Negra, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e Uneafro Brasil, realizaram encontros com congressistas americanos que compõem o Black Caucus, a bancada negra do congresso dos Estados Unidos. Durante o dia, o grupo também teve agendas sobre temas, como racismo ambiental e direito sexual e reprodutivo.

Entre os parlamentares que encontraram as representações do movimento negro está Hank Johnson, o líder do Black Caucus. A quem o grupo fez questão de apresentar o cenário de violência política existente no Brasil, principalmente contra candidaturas e parlamentares negros e negras.

"Frisamos a importância de uma agenda de enfrentamento à violência política no Brasil, principalmente de candidaturas negras, que têm sido alvo de ataques. E também que o combate ao racismo precisa estar na centralidade dos debates sobre democracia", afirma Sheila de Carvalho, diretora de incidência política do Instituto de Referência Negra Peregum.

Leia mais: "Nós incomodamos": o legado de Marielle para as mulheres negras na política

A instabilidade política da democracia brasileira tem sido tema de todos os encontros, principalmente pelo fato de o presidente da República, Jair Bolsonaro, ter atacado, em diversas oportunidades, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas do país.

Mais cedo, as organizações do movimento negro também se encontraram com Sheila Cherfilus-McCormick, deputada que atua na luta pelo direito sexual e reprodutivo e com Rick Duke, enviado especial adjunto para o clima. Na ocasião, o tema do racismo ambiental e das violências vividas por populações negras em territórios urbanos e rurais.

Além das organizações do movimento negro, representantes de grupos ambientalistas, LGBTQIA+ e de entidades que atuam na defesa dos direitos humanos também participam das reuniões com os congressistas.

Francia Márquez debate presença de mulheres negras na política: "Queremos ser muitas"

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade