Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em homenagem a Amarildo, Lula sanciona lei que cria Dia Nacional de Combate à Tortura

A data remete ao desaparecimento do trabalhador negro Amarildo de Souza, morto pela Polícia Militar do Rio de Janeiro há quase 11 anos O post Em homenagem a Amarildo, Lula sanciona lei que cria Dia Nacional de Combate à Tortura apareceu primeiro em AlmaPreta.

9 jan 2024 - 14h29
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem em plano fechado mostra uma pessoa durante vigília segurando uma vela e utilizando uma camiseta com a foto de Amarildo de Souza com os dizeres "onde está o Amarildo?".
Imagem em plano fechado mostra uma pessoa durante vigília segurando uma vela e utilizando uma camiseta com a foto de Amarildo de Souza com os dizeres "onde está o Amarildo?".
Foto: Alma Preta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei nº 14.797, que estabelece 14 de julho como o Dia Nacional de Combate à Tortura.

O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), também é assinado pelos ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; da Educação, Camilo Santana; da Igualdade Racial, Anielle Franco; e pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.

A origem da data remonta ao 14 de julho de 2013, quando o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza foi detido e conduzido à base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, localizada na comunidade da Rocinha. 

A Justiça carioca concluiu que ele foi torturado e morto por agentes na sede da unidade, mas seu corpo nunca foi encontrado. Os policiais foram condenados em 2015 pelos crimes de tortura seguida de morte, ocultação de cadáver e fraude processual.

Em abril de 2023, durante sabatina do Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a Tortura em Genebra, na Suíça, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ressaltou que a população negra é a que mais sofre com episódios de tortura no Brasil.

"Até hoje a população negra, que constitui mais da metade da nossa população, é a principal vítima da violência policial, das execuções primárias, do superencarceramento e da tortura. O combate à tortura para nós é fundamental para o exercício da cidadania e para a proteção do povo brasileiro", declarou.

Em agosto de 2013, foi publicada a Lei nº 12.847 para instituir o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, que criou o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Em junho de 2023, o governo federal reativou o sistema, que não promovia reuniões desde 2018.

O post Em homenagem a Amarildo, Lula sanciona lei que cria Dia Nacional de Combate à Tortura apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade