PUBLICIDADE

Conheça as produções brasileiras, com protagonismo negro, indicadas aos Prêmios PLATINO

Evento contempla os destaques do cinema ibero-americano ao longo do ano; 65 obras cinematográficas brasileiras foram inscritas na premiação O post Conheça as produções brasileiras, com protagonismo negro, indicadas aos Prêmios PLATINO apareceu primeiro em AlmaPreta.

4 dez 2023 - 17h40
Compartilhar
Exibir comentários

A parceria entre a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) anunciou os projetos e profissionais escolhidos para concorrer ao Prêmios PLATINO de Cinema Ibero-Americano 2024. Neste ano, o evento terá sua cerimônia de premiação em 20 de abril de 2024, no México.

Com um total de 22 categorias, incluindo Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, Melhor Direção, Melhor Ator e Atriz, Melhor Roteiro, entre outras, destaca-se a série "Cangaço Novo", recentemente disponibilizada no Prime Video, que lidera as indicações, totalizando seis. A comissão responsável pela seleção foi composta por 11 membros: oito indicados pela Academia, em votação entre os sócios, e três indicados pelo Sicav.

Produções com protagonismo negro

Entre as 65 obras cinematográficas brasileiras inscritas à premiação, seis com protagonismo negro foram indicadas para competir entre as 22 categorias, são elas: 'Cangaço Novo' (2023), 'Nosso Sonho' (2023), 'Mussum, o Filmis' (2023), 'Noites Alienígenas' (2022), 'Pedágio' (2023) e 'Regra 34' (2023).

A série dramática 'Cangaço Novo', de Eduardo Mello e Mariana Bardan, conta a história de um bancário que mora em São Paulo e, após descobrir que é herdeiro de um legado no sertão do Nordeste, torna-se cangaceiro. O personagem Ubaldo, interpretado pelo ator Allan Souza Lima, não se lembra de sua infância e descobre ao longo da série faroeste brasileira que seu pai morreu e tem duas irmãs no interior do Ceará.

A obra foi indicada em seis categorias, sendo elas: 'Melhor Minissérie ou Telessérie Cinematográfica de Ficção ou Documentário', 'Melhor Atriz de Série', 'Melhor Ator de Série',  'Melhor Ator Coadjuvante de Série', 'Melhor Atriz Coadjuvante de Série' e 'Melhor Criador de Série'.

O longa-metragem musical 'Nosso Sonho', dirigido por Eduardo Albergaria, leva às telas do cinema a história da famosa dupla de cantores brasileiros Claudinho e Buchecha — interpretados, respectivamente, por Lucas Penteado e Juan Paiva. A obra mostra a infância e a amizade dos artistas, pelo ponto de vista de Buchecha, e como o duo superou desafios até se tornarem os principais nomes do funk melody nacional. 

O título da produção faz referência a um sucesso lançado pelo grupo em 1996. O filme foi indicado nas categorias: 'Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção', 'Melhor Ator' e 'Melhor Música Original'.

Representando a comédia, o filme 'Mussum, o Filmis', dirigido por Silvio Guindane e roteirizado por Paulo Cursino, narra a trajetória do humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum — interpretado, no filme, pelo ator Ailton Graça. 

A cinebiografia, adaptada do livro 'Mussum — uma história de Humor e Samba', de Juliano Barreto, vai além do famoso quarteto Os Trapalhões e mostra ao público o lado musical do artista, que fundou o grupo musical Os Originais do Samba. A trama rendeu indicações nas categorias: 'Melhor Ópera-Prima de Ficção Ibero-Americana', 'Melhor Ator', 'Melhor Música Original', 'Melhor Direção de Arte', 'Melhor Direção de Fotografia' e 'Melhor Som'.

'Noites Alienígenas', dirigido por Sérgio de Carvalho com Gleici Damasceno, conta a trajetória de três amigos que se reencontram em Rio Branco, no Acre, em meio à chegada do crime organizado e das mudanças climáticas. Esse é o primeiro longa-metragem produzido no Acre e exibido nos cinemas. O resultado da produção garantiu indicações nas categorias de 'Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção', 'Melhor Ópera-Prima de Ficção Ibero-Americana', 'Melhor Ator Coadjuvante', 'Melhor Roteiro', e 'Melhor Direção de Fotografia'.

Retratando a opressão e a violência sofrida pela população LGBTQIAPN+, o filme 'Pedágio', dirigido e roteirizado por Carolina Markowicz, narra a história de uma mulher que trabalha como cobradora de pedágio que, por pensamentos conservadores, destina o dinheiro de uma renda extra para uma caríssima "cura gay" para o seu filho. O drama foi indicado nas categorias 'Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção', 'Cinema e Educação em Valores', 'Melhor Direção', 'Melhor Atriz' e 'Melhor Roteiro'.

'Regra 34', dirigido por Júlia Murat, rendeu a indicação de 'Melhor Atriz' para Sol Miranda. O filme retrata a vida dupla de uma profissional da lei que, de dia, trabalha defendendo os direitos das mulheres, em casos de abuso doméstico. À noite, a protagonista atende pedidos sexuais de seus telespectadores enquanto trabalha de Cam Girl.

O post Conheça as produções brasileiras, com protagonismo negro, indicadas aos Prêmios PLATINO apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade