Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aos dez anos, menino autista vai à Itália lançar 7º livro e já sonha com vaga na Academia Brasileira de Letras: 'Escrevo sobre tudo'

Vittorio Apps foi convidado para participar da Feira do Livro Infantil de Bolonha, uma das maiores referências no mercado editorial infantil

2 abr 2025 - 04h59
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Vittorio Apps, um escritor autista de 10 anos de Belo Horizonte, lançou seu sétimo livro na Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, destacando sua paixão pela leitura e superação ao preconceito.
Aos dez anos, menino autista vai à Itália lançar o sétimo livro
Aos dez anos, menino autista vai à Itália lançar o sétimo livro
Foto: Arquivo pessoal/Arquivo pessoal

O mineiro Vittorio Apps, natural de Belo Horizonte, ouvia histórias desde que estava na barriga da mãe, Walkiria Apps, de 49 anos. Hoje, aos 10 anos, ele conta histórias, já ganhou prêmios internacionais e, nesta semana, viajou à Itália para lançar seu sétimo livro, Tá Chovendo Uva, publicado pelas editoras Literarte e Mágico de Oz.

O livro foi lançado na terça-feira, 1º, na Feira do Livro Infantil de Bolonha, uma das maiores referências no mercado editorial infantil. A feira acontece na mesma semana do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2.

"O enredo de Tá Chovendo Uva gira em torno da população de uma cidade que é surpreendida por uma chuva de uvas", afirma Walkiria ao Terra, ressaltando que a história é uma homenagem à tia de Vittorio, que é autista, assim como ele, e tem síndrome de down e microcefalia.

Menino autista de 10 anos lança sétimo livro na Itália: 'Escrevo sobre tudo':

"Quando começa a chover, minha irmã vira para a gente e fala: 'Uva, uva, uva'. Ela quer dizer 'chuva', mas não consegue pronunciar corretamente porque tem dificuldade na fala. Por isso é uma homenagem", acrescenta.

Walkiria conta que, durante a gravidez, sentia Vittorio se mexer na barriga toda vez que contava uma história. Se entreter com alguma história sempre foi uma válvula de escape para ele. Quando ficava irritado com alguma coisa, pedia à avó que lhe contasse alguma história, e rapidamente se acalmava.

Quando Vittorio tinha por volta dos cincos, a escola promoveu um projeto para desafiar as crianças a escreverem um livro, e assim nasceu a primeira obra do menino, Super turma. Depois disso, vieram Os pinguins de Madagascar e As estrelas do espaço, este último produzido de forma totalmente independente, sem a ajuda da escola.

Vittorio Apps
Vittorio Apps
Foto: Arquivo Pessoal

As estrelas do espaço faz parte do projeto Viajando pela leitura, que tem o objetivo de incentivar a leitura em crianças de todo o Brasil. A partir dele, Vittorio vai a escolas, dá palestras e distribui livros gratuitamente. A iniciativa é financiada em parte por Walkiria, em parte pelo pai de Vittorio e em parte por todos aqueles que desejam contribuir.

"Meus livros não tratam de assuntos específicos. Escrevo sobre tudo, qualquer coisa que me vier à mente", diz Vittorio, acrescentando que, além de escritor, também é um ávido leitor. "Gosto muito de ler e de estudar. Meus assuntos preferidos são biologia, astronomia e dinossauros. Adoro estudar sobre plantas e sei o nome científico de várias delas."

Vittorio Apps
Vittorio Apps
Foto: Arquivo Pessoal

Vittorio conta que, ao longo de sua ainda breve carreira, já sofreu preconceito e recebeu diversos comentários maldosos de pessoas que queriam diminui-lo por causa do autismo. Apesar disso, ele não se deixa abalar.

O maior sonho de Vittorio é seguir publicando livros até o fim da vida e um dia, quem sabe, tomar posse na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele acredita que pode conseguir e incentiva outras crianças com autismo a não desistirem dos seus sonhos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade