Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Tevês dos EUA terão de explicar as confusas informações sobre a eleição

Sábado, 11 de novembro de 2000, 05h05min
Qual motivo, afinal, levou as grandes redes de tevê a anunciar prematuramente a vitória do democrata Al Gore na Califórnia, criando a maior confusão da história das eleições americanas? É o que a mídia americana, segundo o deputado republicano Billy Tauzin, terá de responder à Câmara dos Deputados. "Ao declarar antecipadamente o triunfo de Gore na Flórida, as emissoras podem ter influenciado eleitores da costa oeste, que ainda votariam, a não ir às urnas", pondera o parlamentar.

As principais redes de tevê, como a ABC, NBC, CBS, CNN e Fox, começaram a dar a vitória de Gore às 23h49 - 49 minutos da terça-feira, após o encerramento de alguns locais de votação na Flórida. Duas horas depois, quando perceberam que a contagem na Flórida estava longe de dar a vitória a qualquer dos candidatos, começaram a retificar a notícia. A bagunça, entretanto, estava feita. Tauzin também quer saber qual foi o papel jogado pelo Voter News Service (VNS), consórcio responsável por municiar as redes com informações de projeções e boca-de-urna.

O deputado, que preside a subcomissão de Telecomunicações da Casa, negou intenção de acabar com a liberdade de expressão da imprensa. Para saber qual foi a filosofia de cobertura das emissoras, ontem enviou a elas um questionário.

Depois de ter as respostas em mãos, pretende realizar audiências, no início de 2001, para concluir até que ponto o eleitorado foi influenciado pela catastrófica cobertura.

Para Tauzin, ao se precipitar no anúncio dos resultados, a tevê pode também ter enviado um "sinal equivocado" aos americanos. "Além de desanimados para votar, eles agora podem estar achando que as eleições não foram feitas com precisão". O deputado acredita que, ao ouvir as alegações das tevês, além de rediscutir os critérios de cobertura, ajudará a melhorar a organização dos próximos pleitos.

Leia mais:
» Entenda os problemas na votação da Flórida
» Estimativas apontam que Gore perdeu votos na recontagem no Novo México
» Chefe de equipe de Bush é culpado por derrota republicana em 92
» Novo presidente dos EUA começará mandato sem muita confiança
Irmão de Bush conversa com brasileiro e chora
» Empate no Congresso agrava o problema nas eleições dos EUA
» Disputa pela presidência nos EUA em 1876 durou 4 meses
» Tevês dos EUA terão de explicar as confusas informações sobre a eleição
Vice diz que Gore vai aguardar fim da apuração para comemorar
» Hillary pretende apoiar abolição do Colégio Eleitoral
Oregon termina apuração e Gore vence no estado
» Bush aparece depois de 48 horas com um curativo no rosto
» Cédula confusa era para facilitar leitura de idosos
» Juiz ordena interrupção da recontagem de votos em Palm Beach
» Vantagem de Gore pode diminuir no Novo México
» Diretor da campanha de Gore diz que eleição não terminou
» Para partidários de Bush, recontagem confirma sua vitória
» Eleição nos EUA permanece indefinida três dias após votação
» Dados extra-oficiais apontam Bush 327 votos na frente
» Hillary Clinton é chamada de "rainha" depois de vencer o Senado
» Eleição na Flórida é marcada por erros
» Gore critica postura do irmão de Bush
» Condado do Novo México também reconta votos
» Mais notícias sobre o assunto
» Saiba tudo sobre as eleições nos EUA

Jornal da Tarde

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.