Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Será o padrão mundial": em 1996 a General Motors tinha o carro elétrico do futuro até decidir fazê-lo desaparecer

O GM EV1 foi um unicórnio dos anos 90 no formato de carro elétrico. Estima-se que a GM perdeu cerca de 80.000 dólares (valores do final dos anos 90) por cada unidade vendida.

10 abr 2025 - 18h19
(atualizado em 14/4/2025 às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka
"Quando tudo aconteceu, simplesmente ficamos lá e dissemos: o que eles estão fazendo? Ver esses carros serem destruídos antes que a maioria das pessoas pudesse dirigi-los foi muito impactante para nós."

Essas são as palavras de Chris Paine, diretor do documentário Who Killed the Electric Car?, que conta a história do nascimento, crescimento e morte do GM EV1, o primeiro carro elétrico da General Motors lançado no final do século XX. Um veículo que a própria empresa decidiu eliminar.

O documentário busca uma explicação para a curta vida do GM EV1, um carro elétrico do qual foram produzidas cerca de 1.000 unidades, em uma época em que a mobilidade elétrica ainda engatinhava. A General Motors, no entanto, fez questão de recuperar cada uma dessas unidades com uma ordem clara: enviá-las para o desmonte e acabar com elas.

Por sorte, algumas sobreviveram.

Mais ou menos.

Uma década antes do Tesla Roadster

O Tesla Roadster costuma ser citado como o primeiro grande carro elétrico. No entanto, o esportivo conversível que conquistou Hollywood chegou às ruas uma década depois das primeiras unidades do GM EV1 serem lançadas pela General Motors - e cinco anos após a montadora tentar apagá-lo da história sem deixar vestígios.

Para entender por que a General Motors lançou um carro elétrico em meados dos anos 90, é preciso olhar para o que acontecia naquela época.

A Califórnia, que sempre foi o epicentro dos carros elétricos nos Estados Unidos, aprovou uma série de regulamentações ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Imagens de satélite revelaram um complexo desconhecido em Neom. É tão luxuoso que só pode ser para uma pessoa

Poucos sabem que você pode visitar essas 5 cidades submersas brasileiras

O enorme tamanho da Starship, em imagens que dão uma ideia da sua escala

Conecte muitos aparelhos sem desarmar os dijuntores: é isso que você deve ter em mente

O telescópio Webb observou o buraco negro no centro da Via Láctea; ele descobriu um show de luzes caótico

Xataka
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade