Quanto a bateria de um carro elétrico se degrada após mais de 500.000 km? Menos que a do seu iPhone
Engenheiros da Hyundai estudaram bateria de carro que já rodou 580 mil km
Estamos acostumados a ver que, após alguns anos, a bateria dos nossos celulares dura drasticamente menos. É natural pensar que, com um carro elétrico, possa acontecer o mesmo. A maioria das marcas promete uma vida útil de pelo menos 70% após 7 ou 8 anos (ou aproximadamente 150 mil km) de uso, e assim consta em suas garantias. Mas, agora que os carros elétricos já circulam há algum tempo, o mundo real começa a trazer relatos sobre o desgaste das baterias após uso intensivo.
Lee Young-Heum é proprietário de um Hyundai Ioniq 5 na Coreia do Sul há dois anos e nove meses. Apesar do pouco tempo, ele já rodou 580 mil km com seu carro elétrico. O caso chamou tanto a atenção que a própria montadora decidiu investigá-lo.
A Hyundai entrou em contato com o dono e ofereceu instalar uma nova bateria e um novo motor para poder retirar os componentes originais e analisá-los em laboratório a fim de identificar o nível de desgaste. A surpresa veio quando descobriram que, mesmo após mais de meio milhão de quilômetros rodados em tão pouco tempo, a bateria ainda mantinha 87,7% de sua capacidade original — e não é que Lee Young-Heum tivesse algum cuidado especial: ele sempre utilizava carregadores rápidos.
Casos como esse ajudam a compreender que a vida útil de um veículo elétrico pode ser maior do que o senso comum costuma imaginar. Vale lembrar que a substituição de uma bateria pode ser tão cara que, às vezes, pode ser mais interessante comprar um carro novo.
Mais além da vida útil da ...
Matérias relacionadas
Ferrari percebe que seus clientes recusam supercarros elétricos e toma decisão radical
Japão está em 2050: sua última invenção promete revolucionar capacetes para motociclistas