O mistério por trás da queda de Verstappen pode ter resposta no caso Márquez-Honda
Até pouco tempo, a Red Bull parecia o time imbatível da Fórmula 1. O domínio no início de 2024 era tão grande que parecia impossível que perdessem antes do fim do atual regulamento técnico. Mas um ano e meio depois, a equipe se perdeu e só os milagres pontuais de Max Verstappen ainda mantêm o time em evidência.
Quase ninguém entende o que aconteceu com a Red Bull para uma queda tão brusca. Pode até ser que algum truque descoberto nos bastidores tenha influenciado, mas se existe um caso que ajuda a entender o que está acontecendo com Verstappen e a Red Bull, é o que aconteceu com Marc Márquez e a Honda na MotoGP.
Verstappen, assim como Márquez, é daqueles que resolvem qualquer problema na pista. E talvez a Red Bull tenha se apoiado demais nisso.
Dani Pedrosa já contou que ficou impressionado com Márquez durante um teste da Honda. Ele estava virando tempos parecidos com os de Márquez usando a mesma moto, até que um engenheiro apareceu com um novo braço oscilante vindo do Japão e instalou a peça nas duas motos.
Márquez seguiu com tempos parecidos, mas o desempenho de Pedrosa caiu. Ele passou a ser meio segundo mais lento que Márquez. Como o número 93 manteve o ritmo — ou até melhorou um pouco — a Honda concluiu que a peça era boa.
Mas não era
E o melhor indício disso foi justamente o tempo de um dos pilotos mais técnicos e sensíveis do grid. Pedrosa sentiu a diferença. Mesmo assim, a Honda abriria mão de uma peça cara e complexa, que nos dados de Márquez parecia funcionar?...
Matérias relacionadas
Mercado automobilístico francês está tão mal que eles estão apostando direto no leasing social
O mercado automotivo francês vai tão mal que eles estão apostando de vez no leasing social
A nova concorrente da Ryanair não é europeia: vem da Índia e tem um plano ambicioso