Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Porsche era a galinha dos ovos de ouro do Grupo Volkswagen; hoje, mal dá lucro

As vendas da Porsche caíram drasticamente pela primeira vez em décadas; A margem de lucro despencou de 14% para 0,2%

8 jan 2026 - 09h06
(atualizado às 17h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A Porsche encontra-se num momento crítico após décadas de sucesso espetacular. Depois de uma grave crise na década de 1990, a marca recuperou de forma brilhante graças ao Cayenne e ao Boxster, ultrapassando as 300 mil vendas anuais e alcançando margens operacionais invejáveis.

No entanto, a gigante de Estugarda enfrenta agora sérios desafios: as suas margens caíram drasticamente (de 14,1% para 0,2% nos primeiros nove meses do ano em vendas operacionais), as suas vendas na China, o seu maior mercado, estão em queda livre e a transição para veículos elétricos está progredindo com dificuldade.

Porsche, muito grande, muito rápida

"Se construirmos um veículo off-road que cumpra os nossos padrões de qualidade e ostente o brasão da Porsche na frente, ele venderá", disse Ferry Porsche em 1989. O criador do 356 estava certo: em plena crise do final da década de 1990, a Porsche regressou à rentabilidade com um modelo sem precedentes para a marca: o Porsche Cayenne. Este modelo substituiu o Boxster, que já havia iniciado o caminho para a salvação da Porsche, uma marca então à beira do colapso.

Graças a esses dois modelos, a Porsche ultrapassou a marca de 200 mil unidades vendidas anualmente na década de 2010, com um crescimento impressionante e uma margem operacional que faria qualquer fabricante sonhar.

Mais tarde, a Porsche ultrapassou a marca de 300 mil vendas globais em um único ano. Em 2024, por exemplo, vendeu 310.078 carros em todo o mundo. A Porsche não é mais uma pequena fabricante ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Não é só a Tesla: Ford lança IA própria que conversa com você, aposenta os botões do painel e responde perguntas que nem o mecânico saberia de cabeça

Ojai: o novo robotáxi da Waymo quer conquistar os EUA e destronar Tesla e Uber

O presidente da Porsche está de saída, admitindo um erro em um momento em que a marca mal consegue dar lucro

Não tente isso em casa: brasileiros convertem Fiat Siena para hidrogênio sem trocar o motor original

O carro mais vendido na França em 2025 superou todos os seus concorrentes

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade