Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"O futuro é elétrico." A FIA quer que os motores da Fórmula 1 voltem a ser V8. A Honda já deixou claro: se isso acontecer, vai sair

27 jul 2025 - 10h17
(atualizado em 27/7/2025 às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A Fórmula 1 prepara uma nova mudança de regulamento para 2026, e muita gente já teme o pior. Os novos motores, que devem ter até 45% de propulsão elétrica, preocupam após os primeiros testes em simulações. A ponto de o próprio presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, cogitar uma volta aos motores V8 totalmente a combustão o quanto antes.

Mas nem todo mundo concorda com essa ideia. E a primeira a reagir foi a Honda. Os japoneses lembraram que só voltaram à Fórmula 1 por causa dos novos motores com foco maior em eletrificação, e garantem que, se a FIA retomar os V8 a combustão, eles vão deixar a categoria.

"A Honda quer que a F1 continue sendo o auge do automobilismo"

Na Honda, as declarações do presidente da FIA caíram muito mal. Ben Sulayem disse que gostaria de ver os motores V8 de volta já em 2029, antes mesmo do fim do próximo ciclo de motores, que está previsto até 2030. A fala irritou a montadora, que vê na volta aos motores puramente a combustão um retrocesso para a categoria.

"A posição atual da Honda é que acreditamos que a eletrificação é um elemento fundamental para avançar rumo a um futuro sustentável", afirmou Koji Watanabe, presidente da HRC, em resposta às declarações de Ben Sulayem. Para a Honda, a Fórmula 1 só faz sentido se continuar apostando na eletrificação.

Vale lembrar que a Honda reduziu sua participação na Fórmula 1 nos últimos anos, o que inclusive levou à decisão de congelar os motores, para que a Red Bull não ficasse em desvantagem. Em 2026, no...

Veja mais

Matérias relacionadas

Motor elétrico mais impressionante do momento não vem nem da Tesla nem da Porsche: pesa 13 kg e tem 738 cv

Carro da Xiaomi surpreendeu tanto a indústria que Hyundai está levando-o à Coreia para inspecioná-lo

O motor elétrico mais impressionante do momento não vem nem da Tesla, nem da Porsche: ele pesa 13 kg e tem 738 cv

Ela espiou as mensagens de outro passageiro e o que viu fez o voo voltar para o aeroporto

O 777X é a grande aposta da Boeing para voltar ao topo: asas dobráveis, cabine redesenhada e o maior motor do mundo

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade