"Não tentem invadir nossos sistemas". Renault e outras quatro montadoras rompem com a Apple e não vão trazer o CarPlay Ultra
Financial Times revela o que aponta ser o motivo dos atrasos do CarPlay Ultra, anunciado em 2022
Era o ano de 2022 e a Apple estava focada na construção do Apple Car, que acabaria sendo cancelado dois anos depois. Nesse contexto, a empresa anunciou o CarPlay Ultra como um novo sistema de infoentretenimento superior ao CarPlay clássico, permitindo obter controles do próprio veículo. Bastaria apenas um iPhone e um carro compatível. E este último ponto tem sido a sua perdição.
Já se passaram três anos desde o anúncio desse sistema e nenhum dos fabricantes confirmados o adotou até agora. Alguns já confirmaram modelos para este ano, mas ainda são promessas. Agora, uma reportagem do Financial Times revela que esses fabricantes são, em boa parte, os responsáveis pelos atrasos.
Cronologia de uma promessa não cumprida
O novo CarPlay Ultra foi apresentado na WWDC 2022, realizada em junho daquele ano. Tinha como objetivo revolucionar o painel dos carros ao se estender por toda a sua área com muitos widgets próprios do iPhone, mas também adaptados ao próprio veículo.
Controlar o ar-condicionado, conhecer a pressão dos pneus ou receber avisos para fechamento das portas são apenas algumas das aplicações especiais que estão previstas. E falamos de "previstas" porque os prazos estabelecidos naquela apresentação não foram cumpridos.
O que vimos foi uma primeira prévia de um sistema que ainda nem era chamado de "Ultra". A Apple afirmou que haveria mais notícias sobre seu lançamento no ano seguinte e, embora no último momento, isso aconteceu. Em dezembro de 2023, Porsche e Aston ...
Matérias relacionadas