Leapmotor chega em 2025 e quer fazer carros no Brasil
Stellantis traz a marca chinesa ao país ainda este ano e avalia produção local em parceria com fábricas nacionais
Grupo Stellantis lança a Leapmotor no Brasil ainda em 2025, com modelos B10 e C10 importados, e já tem estudos para fabricação local em Betim (MG) ou Goiana (PE)
A Stellantis oficializou nos últimos dias a chegada da marca chinesa Leapmotor ao mercado brasileiro para o segundo semestre de 2025. A operação começa com dois SUVs elétricos: os médios C10 e B10, ambos ainda inéditos por aqui.
A confirmação veio do vice-presidente de assuntos regulatórios da Stellantis, João Irineu Medeiros, durante uma palestra sobre os rumos das marcas da Stellantis em um evento sobre eletromobilidade.
O movimento faz parte da estratégia global da gigante automotiva, que comprou 20% da Leapmotor em 2023 e agora acelera sua expansão para fora da China, onde a marca já figura entre as líderes em veículos elétricos de acesso.
O Leapmotor C10 será o carro-chefe da operação. Com dimensões próximas de um Jeep Compass, o SUV tem versões elétricas e também uma opção híbrida do tipo EREV - com extensor de autonomia a gasolina, algo que pode fazer a diferença em um país com infraestrutura de recarga ainda incipiente.
Com motor de cerca de 220 cv e bateria de quase 70 kWh, o modelo oferece autonomia superior a 400 km, de acordo com o padrão CLTC.
Já o B10, um SUV médio ligeiramente menor e urbano, ainda não teve dados técnicos revelados, mas chegará para disputar espaço com modelos como BYD Yuan Pro e Plus e o futuro Chevrolet Spark EUV.
Leapmotor quer ser nacional
Apesar de estrear com carros importados da China, a Stellantis já estuda produção nacional dos Leapmotor em fábricas que já opera no país, como Betim (MG), Porto Real (RJ) ou Goiana (PE).
A planta no Nordeste, que atualmente faz modelos da Jeep, Ram e Fiat, é a mais cotada por estar próxima ao porto de Suape e por contar com incentivos fiscais - além de já ter sido adaptada para eletrificação leve.
O lançamento será acompanhado por uma rede inicial de 34 lojas, com estrutura voltada para vendas, pós-venda e manutenção. A Leapmotor também terá suporte da engenharia e logística da Stellantis, o que inclui treinamento técnico e integração com fornecedores locais.
A expectativa é de que, além de expandir o portfólio elétrico da Stellantis, a nova marca ajude a impulsionar a transição para veículos zero emissão em um mercado que ainda "engatinha" na eletrificação, mas que cresce a dois dígitos ano após ano.